Renascer...Recomeçar?

Não lembro a o certo o nome e o seu autor, mas o filme que assisti ontem a tarde, conta a história de uma familia; Particularmente a de uma senhora idosa que sai com o marido para visitarem um dos filhos que está de aniversário e no dia seguinte, após a comemoração, brindes e lembranças do passado o marido morre de um ataque cardíaco deixando-a completamente sem rumo e despreparada emocionalmente para continuar só. Passa então a viver com os filhos temporariamente até refazer-se de seu trauma e é jogada de um lado para o outro como um estorvo. Um filho extremamente materialista, ocupado em ganhar dinheiro, frio e dissociado dos laços familiares e uma filha insegura e desequilibrada que não consegue se firmar como escritora de peças de teatro e mantém um tumultuado relacionamento amoroso com um jovem homem que trabalha como construtor na casa em reforma. O filme cresce, quando num encontro de idosos em que a filha esta presente a velha senhora declara não ter sido uma boa mãe e muitas vezes ter tido o desejo de abandona-los ou cala-los para sempre em função da pressão que sofria como progenitora. Cresce mais ainda, quando a filha problemática pede à sua mãe para aproximar-se de seu amante para descobrir seus planos com relação a ela, e e a velha senhora ao tentar, se envolve com o amante da filha passando a relacionar-se sexualmente com ele. Neste momento surgem reflexões sobre as modificações que o corpo sofre com o passar dos anos, impasses sociais e morais relacionados a velhice e a diferença de idades. Seu caso com o jovem construtor é descoberto, quando a filha mexendo em seus pertences, descobre desenhos feitos por ela do corpo nú de seu amante e de cenas de sexo oral, abalando e revoltando toda a familia.
Mais do que a trama e enfoques que centralizam as divergências de cunho moral, onde bem sabemos que velhos são excluídos, abandonados, subestimados, algumas vezes massacrados e proibidos de amar e ter uma vida sexual ativa, o filme é um grito de socorro e por que não dizer um alerta, uma declaração óbvia de que o corpo envelhece mas a alma não, e que decididamente nos mantemos emocionalmente, latentes, receptivos a tudo, por toda a vida, inclusive à amar, ter desejos e que para a velhice ninguém está preparado.
No final, deixando a familia, sua casa, o jovem amante para traz, ela sai com alguns pertences em baixo do braço em busca de si mesma, talvez de sua felicidade.

Filme: Recomeçar/ The Motter
Inglaterra/ Lançamento:2003
Diretor: Roger Miccheell do filme:
"Um lugar chamado Notting Hill".

Atores: Daniel Graig e Anne Reid.

Comentários

Postagens mais visitadas