Participação

Ninguém sabe dos sentimentos de dor do outro, ninguem sabe. Oque se pode é apenas ter uma vaga idéia deles e talvés como foram construidos, se estendendo, se aprofundando, crescendo silenciosamente dentro da pessoa, formando feridas mas isto é apenas um prospecto da verdade. Olhando de fora voce tem apenas uma a vaga idéia da verdade e observa tudo, através de seus conceitos de verdades e suas verdades não são as verdades do outro. A sua compreenção pode estar além da verdade do outro. Ela pode ser falsa, ela pode estar fundamentada em emoções pessoais suas e não de quem verdadeiramente sofre.
Luís Fonte

"Existem coisas que você pode saber somente se você participar.
Observando de fora, você conhece somente coisas superficiais. O que está acontecendo com a pessoa está dentro? Alguém esta chorando e lágrimas estão escorrendo. Você pode observar, mas isso será muito superficial. O que esta acontecendo com o coração dele? Por que ele está chorando? É difícil até mesmo interpretar, porque ele pode estar chorando de infelicidade, e tristeza, de raiva, felicidade ou de gratidão.
E lágrimas são apenas lágrimas. Não como analisar quimicamente uma lágrima para descobrir de onde ela vem- de uma profunda gratidão, de um estado de bem- aventurança ou de infelicidade- porque todas as lágrimas são iguais. Quimicamente elas não diferem, e elas parecem as mesmas ao escorrerem na face. Assim no que se refere aos reinos mais profundos, é praticamente impossível concluir de fora. Uma pessoa não pode ser observada, somente coisas podem ser observadas. Você pode saber de dentro. Isto significa que você precisa conhecer essas lágrimas em você mesmo, ou nunca realmente as conhecerá. Muito pode ser aprendido pela observação, e é bom que você observe, muito bom. Mas isso não é nada, comparado com o que você pode aprender ao participar."
Osho

Comentários

Postagens mais visitadas