La Barca

_Hã? _Meu nome é Maria Palma, Maria Palma! _Tenho setenta e dois anos! _Não, eu não sei falar de outro jeito, sempre falei gritado assim, desde de pequena! _Minha mãe ja dizia que eu era louca, por que falava assim gritado! _Mas eu não sei oque aconteceu comigo!..Acho que caí ali no mercadinho e eles chamaram voces. Eles ficam com medo de mim e então chamam voces! _Hã? _Tomei alguns remédios que o doutor receitou, mas parei, me fazia mal. Agora não lembro o nome dos remédios! _Eu tenho um filho, apenas um filho! _Tem vinte e três anos, mas ainda não se casou! _Sim trabalha num super mercado aqui perto! _Não, não tenho marido, ele morreu faz anos! _Ele era um carroceiro bebado. Morreu de tanto beber e fumar _Hã? _Eu vim de Uruguaiana para ca aos desesseis anos trabalhar em casa de familia. Familia rica! _Casei com ele ja velha, com vinte e oito anos! Tive só este filho! Filho amado! _Não eu não gosto de Natal, meu filho saí com os amigos e eu fico sózinha. Não gosto de ficar sózinha. Não gosto do Natal! _Não meus parentes não me procuram, por que falam que eu sou louca! Por que eu sou a mais pobre da familia, A mais louca! _Os vizinhos? Eles fogem de mim. Não me convidam porque falam que eu atrapalho as festas, choro e começo a gritar! Mas eu sempre grito assim! _Hã? _Não não gosto de musica, não sei cantar! _É, eu gostava de tango quando era mocinha. Sabia até dançar tango! _La Barca? _Sei, o senhor também sabe? _Hã? _Tá certo, não sei se me lembro! Então vamos cantar! _Dicen que la distancia es el olvido _Pero yo no concibo esta razón _Porque yo seguiré siendo el cautivo _De los caprichos de tu corazón!.. _Acertei? Tem agua ai? Tô com sede! _Eu gosto desta musica, meu namorado também gostava! _Já estamos chegando? _Já? Que bom que estamos chegando, quero ficar com os médicos até o Ano Novo!
*Entrevista com dona Maria Palma, paciente com distúrbio emocional, atendida dia 25 de dezembro por mim e conduzida para um serviço de emergência psiquiátriaca.

Comentários

Postagens mais visitadas