Samu em ação

Reuniões, reuniões e mais reuniões. É o que mais vejo fazerem durante todo este tempo em que trabalho no serviço público e particularmente no SAMU há mais de dez anos. Há cerca um mês atras, novas reuniões para discutir as novas metas da nova administração e seu novo projeto de gerenciamento juntou em volta da mesa chefes e subordinados. Na ocasião regras já conhecidas foram mantidas e novas estabelecidas. Sei de toda a dificuldade encontrada de se fazer mudanças no Serviço público, assim como conheço o caráter da atual gerente e responsável técnica, sua seriedade e de seu empenho em corrigir os erros que vem prejudicando bom andamento do serviço todos estes anos. Mas a experiência vivida de outras administrações e a convivência com situações rotineiras ainda vigentes me deixa ainda inseguro e descrente quanto a viabilidade de proceder alguma mudança significativa na melhora do serviço. Lembro-me de certa vez ter mencionado numa das tantas reuniões que já participei sobre a humanização do serviço dentro do ambiente de trabalho e a mudança de regras que se faz necessária junto a regulação medica e seus dispositivos de ação. Não acredito que mudanças possam surtir efeito com normas e supervisão dirigidas apenas para o trabalhador da linha de frente sem que seja criada também aos que ficam atras da mesa tomando decisões. O funcionamento da maquina operacional hoje é complexa e ineficiente pôr falta de dispositivos administrativos que crie uma linha funcional de trabalho, organizado, competente e humanizado, sem que haja respeito e confiança entre as diferentes categorias que compõem o serviço. Quanto ao excesso de reuniões, sei que é cansativo mas também uma formas acertada de se puxar discussão e entendimento entre os interessados em algum mudança.

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