MANERA FRU FRU, MANERA.

Já aconteceu com você de ter lido um texto qualquer, assistido um filme ou escutado uma musica e de repente se dar por conta de que não entendeu nada do que leu, viu ou ouviu? Pois bem comigo foi com a letra da musica Manera Frufru manera do Cd do Fagner, tambem com mesmo titulo, lançado em 1973 pela Polygram.... Pôr mais que eu escutasse a musica não conseguia entender do que se tratava (e olha que escutei muito na tentativa de desvendar , compreender o significado daquela letra). Agora navegando pela Internet, encontrei uma entrevista de Ricardo Bezerra, compositor, arquiteto, professor universitário cearense, personagem atuante na cena musical e cultural, alem de muito ligado à carreira de Fagner que explica em entrevista concedida a Kladia Alvarez:
Entender esta musica depois de tanto tempo me pareceu descobrir a America!


- Em entrevista, você já afirmou que Manera Fru Fu conta a estória de uma prostituta num grande centro urbano. É isso mesmo ? Qual a lógica da música e como ela foi composta ?
RB - Fru Fru é o que podemos chamar de parceria mista. Cada um (o Fagner e eu) fez uma parte da letra e uma parte da música, apesar de que a maior parte da música é do Fagner e da letra, minha. Naquela época era moda a metalinguagem (ver "Vaila" do Ednardo com parceria do Brandão). E nós fomos na onda...Enquanto estava construindo o corpo geral da letra, não me passava pela cabeça qualquer estória de prostituta...Depois de terminado é que inventei essa conversa, pois realmente tinha tudo a ver. Algumas pessoas achavam que era um travesti... Deixo essa parte, no entanto, para Freud explicar a de cada um... O que é certo é que na época fazia muito sucesso o Jorge Ben com "Charles Anjo 45", que tinha aquele refrão que dizia: "take it easy my brother Charles, take it easy meu irmão de coôorrr" Aí na letra de Fru Fru eu transformo isso para "têc têc têc ri, brode brode brode chá" . Entenda quem quiser... Aliás naquela época ninguém estava muito preocupado em se fazer entender. (Depois dessa declaração, espero que o Jorge Benjor não queira cobrar pelos direitos autorais...)
A minha parte da música é só o refrão, sendo o restante do Fagner. É, desculpe a falta de modéstia, uma das músicas mais criativas e intrigantes produzida naquela época e até mesmo para os padrões de hoje. Pelo fato de ser uma música bem diferente, só os corajosos e mais afoitos topa(ra)m gravá-la. (Essas qualidades geralmente só se encontram nos mais jovens).


Coloco aqui, no pé da pagina, a letra da musica, cuja a explicação de Ricardo Bezerra,  ainda não me convenceu:

Estrela, sol e astro, lua
Laiá
Chegam nessa hora agora
Laiá
Para louvar santa alma branca
Centauro fru fru
Fru fru manera
Fru fru manera, fru fru
Nesse mundo imundo só se escuta Alinhar ao centroTeia da teq teq tequiri
Brode brode brode chá
Fru fru manera
Fru fru manera, fru fru
Bat bat bat cum
Toc toc tocoró
Toc toc tocantins
Toc toc tocaré
Teq ted tequiri
Brode brode brode chá
Fru fru manera
Fru fru manera, Fru fru
Mas fru fru o navio
Já chegou pra te levar
Pega 3 trunfos que é
De brode brode brode chá
E vai lá pela boléia
Que é melhor de viajar
Viva a glória
Fru fru gloriosa
Centauro fru fru
É só catimbó
E o chicó tá no Icó
Viva a glória
Fru fru gloriosa
Centauro fru fru
Adeus adeus
Bat que bat que já bateu
Fru fru já vai embora
adeus adeus....

Comentários

  1. eu também fiquei muito intrigado...valeu por compartilhar a tentativa de nos esclarecer...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas