O Sorriso do gato de Alice

E eu ficava pensando com o que se parece o teu sorriso diferente, alargado, que se abre sob os gomos da face, se dobra e quase vence as curvas do rosto. Os olhos deram para Elis, os sonhos para os loucos, mas hoje quando cheguei em casa lembrei-me deste sorriso difuso, o sorriso do gato de Alice!

Da fábula Alice no país das maravilhas:
Alice: _Mas eu só queria saber que caminho tomar!
Gato: _Isto depende do lugar a onde quer ir!
Alice: _Oh, realmente não importa desde que eu chegue!
Gato: _Então não importa que caminho tomar!..
Gato: _Nesta direção, mora um Chapeleiro. E nesta direção, mora uma Lebre de Março. Visite quem você quiser, são ambos loucos!
Alice: _Mais eu não ando com loucos!
Gato: _Oh, você não tem como evitar, somos todos loucos por aqui. Eu sou louco. Você é louca!
Alice: _Como é que você sabe que eu sou louca?
Gato: _Você deve ser, senão não teria vindo para cá!




Esta musica Errática, composta nos anos 90 por Caetano Veloso para Gal no Show O Sorriso do Gato de Alice, talvés tenha sido uma das composições mais bonitas que já ouvi em sua voz!



Erratica:
Nesta melodia em que me perco
Quem sabe, talvez um dia
Ainda te encontre minha musa
Confusa...

Esta estrada me escorre do peito
E tão sem jeito
Se desenha entre as estrelas da galáxia
Em fúcsia...

Bússolas não há na cor dos versos
Usam como senha tons perversos
Busco a trilha certa, matematicamente
Só sei brincar de cabra-cega
Errática
Chega.

Neste descaminho, meu caminho
Te percorre a ausência
Corpo, alma, tudo, nada, musa
Difusa...

O sorriso do gato de Alice se se visse
Não seria menos ou mais intocável
Que o teu, véu
Pausa de fração de semifusa
Pode conter tão grande tristeza...

Busco o estilo exato
A tática eficaz
Do rock ao jazz
Do lied ao samba
Ao brega
Errática
Chega!

(Caetano Veloso)

Comentários

Postagens mais visitadas