Referenciais

Soube hoje, que dois conhecidos meus, morreram. Na verdade eu tinha com eles uma relação de bom dia, boa tarde, no máximo um olá como vai. Um deles bebia da manhã à noite e morreu repentinamente enquanto era levado ao hospital, já o outro alguns anos se definhando visivelmente em função de ter adquirido AIDS, enforcou-se no quarto, após ter conversado naturalmente com alguns vizinhos pela manhã sem deixar pistas de sua intenção. A noticia de suas mortes, me causou a sensação de que alguma referencia na minha história fora apagada e que na medida em que o tempo passa, outras vão sendo excluídas e chegam até os nossos ouvidos através de uma observação sem importância e quase sem peso algum. Nossa vida é cheia de referencias que construimos, baseadas em observações pessoais que elaboramos, umas boas, outras más, outras importantes outras sem importância e utilizamos alguns objetos, situações e pessoas como símbolo vivos destas referencias que criamos à exemplo de seguir ou rejeitar suas atitudes, sua forma de viver e quando acabam parece que alguma peça do quebra- cabeças foi mexido, deixando uma sensação de falta, de lacuna, um pequeno espaço vazio, um desvio duvidoso. Mesmo não parecendo importantes na minha vida estas duas pessoas, faziam parte de um contexto que eu ja estava acostumado a conviver. Acho que foi isto que senti quando deram-me a noticia de suas mortes, a sensação de que alguma coisa foi retirada da minha história de vida, como aquele objeto que a gente sabe que está no nosso caminho e mesmo de olhos fechados pode-se visualiza-lo, desviar ou pular por cima, por que se conhece a sua posição diante do nosso espaço, que está ali como uma referência pré estabelecida e registrada pelos dias que seguem. Algo que eu estava acostumados a ver, falar, ouvir ou sentir e agora fica faltando!..

Comentários

Postagens mais visitadas