HOMENAGENS AOS MORTOS NO DESERTO DO ATACAMA.


O bom de se fazer uma viagem de ônibus e não de avião a estes lugares inóspitos, como o Deserto do Atacama é que você pode ir parando e desfrutando de toda a beleza do lugar, que vai se modificando na medida  que se observa cada detalhe. Enquanto cruzávamos pela região mais árida do planeta, eu observava pela janela do ônibus algo que aguçou minha curiosidade a ponto de pedir ao Ton, coordenador da excursão, que parássemos de andar, para que eu pudesse ver de perto do que realmente se tratava aquilo.
Eram miniaturas de casas e até  vilarejos com muitas casinhas coloridos, construídos na beira da estrada ou em pontos estratégicos sobre o terreno íngrime e acidentado do deserto. Eram muitas, na beira da estrada com algumas inscrições em espanhol, (adornos, cruzes, flores de plástico, bilhetes, fotografias, utensílios empoeirados), dando a impressão de se tratar de alguma espécie de sepultura ou oferendas aos mortos.


Fotografamos várias e mais adiante, quando paramos, talvez no único posto de abastecimento no meio do nada para o famoso esvaziamento da bexiga, lancharmos o estranho sanduíche de pão, carne e guacamole (pasta de abacate) e esticarmos as pernas, perguntamos para uma senhora que atendia no balcão, do que se tratava aquelas casinhas na estrada. Na minha dificuldade de entender o espanhol e a rapidez com que ela falava, pude compreender apenas que eram homenagens dos moradores locais aos seus mortos. Estávamos certos eu concluí!

Não pude entender, pela rapidez com que falava, se estavam sepultados ali, mas aquilo tudo me causava uma estranha sensação de angustia, tristeza e surpresa pela forma como eternizavam as lembranças de quem tinha partido. O Ton nos alertou para uma coisa que não havíamos até então pensado. Aquele lugar era tão distante de tudo e de recursos como um hospital e principalmente de um cemitérios, que por que não utilizar todo aquele espaço para isto e assim deixar seus mortos por perto.



O lugar era tão desértico, que parecia inacreditável alguém conseguir viver por lá, cercado por tanta areia e pedras. Dava a impressão de estarmos numa cidadezinha fantasma de um filme de faroeste.
Lembro-me de alguém ter comentado: - Mas que lugar mais punk!
O deserto possui suas belezas peculiares e a o contrario do que se pensa, ele vai sutilmente mudando de paisagem, sob o clima quente e seco na medida em que a gente vai observando-o atentamente. Em alguns pontos é aquela infinita planice de areia, noutros composto de pedras soltas e alguns cactos de todos os tamanhos e plantas espinhentas, quase impossível de se caminhar. Também magnificas montanhas e abismos inacreditáveis. Mas seu aspecto rustico e selvagem nos presenteia com uma sensação jamais sentida antes.


O deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile. Com cerca de 200Km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do planeta, pois raramente chove na região, em consequência das correntes marítimas do Pacífico, que não conseguem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante muito tempo sem chuva.
Isso o torna de uma aridez incrível. As temperaturas no deserto variam entre 40 graus de dia à 0 graus à noite. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas por lá;  uma delas, muito conhecida, é São Pedro do Atacama, que seria nossa próxima parada e posto minha impressão: Aqui.  


Comentários

Postagens mais visitadas