MAR DE ANTOFAGASTA

Quando viajamos, lembramos de algumas pessoas especiais, que gostaríamos de estar conosco naquele lugar, curtindo o ambiente, as outras pessoas, as novidades que descobrimos, isto é inevitável. Queremos que elas compartilhem conosco as vivências agradáveis que estamos experimentando, lembramos de algumas conversas que tivemos com elas e que ficam registradas dentro de nós. Em Antofagasta, de frente para o mar, lembrei de Lucia me falando de seu desejo de sentar numa cadeira de praia, os pés na areia granulada, olhando para o Pacífico até a linha do horizonte. Quando molhei meus pés na água gelada, lembrando de suas palavras, pensei em silencio estar lhe prestando uma homenagem, mesmo ela não estando mais entre nós.

Conheci o mar de Antofagasta no caminho para San Pedro do Atacama, não a cidade Antofagasta propriamente dita, (que dizem ser uma grande metrópole), mas o que vi, já dava para se encantar com a beleza selvagem deste lugar magnifico, composta de pedras vulcânicas, areia grossa, conchas  gigantescas e pedaços de corais espalhados entre as pedras.



Não me atrevi a tomar banho no mar, pois não queria me arriscar a ficar horas dentro do ônibus com o corpo salgado, mas mergulhei os pés na água para sentir sua temperatura. Gelada!.. O mais incrível deste lugar é que de um lado você se encanta com o mar batendo nas pedras e do outro a paisagem solitária e inóspita do deserto. Paramos por uma hora para descansarmos e depois seguimos viagem em direção a imensidão do deserto pela Pan-americana, com a intenção de fazer mais algumas paradas no deserto para admira-lo.




ORIGEM DO NOME:
Antofagasta está localizada no norte do Chile e é conhecida popularmente no país como a Pérola do Norte. Há uma série de teorias para explicar a origem de seu nome, porem sem apresentar um consenso claro a respeito. Entre as diversas teorias eu particularmente acredito na composição quechua onde anta (significa cobre) e pakai, que significa (esconderijo) a junção dos nomes mais tarde traduziu-se em Esconderijo de Cobre, já que historicamente Antofagasta teve sua economia baseada na produção industrial e a exploração de minerais onde o cobre era  a principal atração.

Comentários

Postagens mais visitadas