TAVARES E A LAGOA DO PEIXE.



Sexta feira dia 12/03/2010 conheci a cidade de Tavares. Desta vez eu não fui convidado, simplesmente me ofereci e peguei carona com meu irmão até o município, que fica à 240 Km de Porto Alegre na planície litorânea do Estado, entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos.  Tavares é a próxima cidade depois de Mostardas (28 quilômetros) no sentido noroeste pela RS-101.



SEUS MORADORES:
Tavares é um pequeno município em que a região central, não ultrapassa além da avenida principal e sua praça Emancipação, onde jovens circulam e idosos disputam jogos de Damas. É notória a curiosidade e simpatia do povo local quando percebem a presença de pessoas que não são de lá. São sorridentes e festeiros e em seguida tentam algum dedo de prosa. A arquitetura e tipicamente Açoriana como sua vizinha Mostardas e a cultura marcada pela presença do índio e do negro através da gastronomia, religiosidade e manifestações folclóricas ainda vivas como Ternos de Juninos, Corrida de Cavalhadas e Ensaio de Pagamento de Promessas.

LAGOA DO PEIXE:
Possui um potencial turístico-ecológico notável, devido aos atrativos e importância do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um espaço Ecológico criado em 1986, para proteger um dos maiores santuários de aves migratórias do hemisfério Sul, com uma fauna e flora invejáveis, cuja área 80% fica no Município de Tavares, 17% em Mostardas e 3% em São Jose do Norte. A capela Santo Antônio em Tavares iniciou sua construção em 1939, sendo inaugurada em 1944, na atual sede do Município. A imagem do Santo Padroeiro veio de Pádua em Portugal.



A Lagoa do Peixe é fonte de uma das principais economias do Município, implementada pela pratica da captura artesanal do camarão rosa, considerado o melhor do país.
Apesar das águas da Lagoa serem rasas, com profundidades que variam de 10 a 60 centímetros, existem canais mais fundos com correntezas em épocas de cheia., na sua abertura pro mar. Não é permitido a pesca na área do parque (somente moradores locais), nem acampamentos. Qualquer atividade na área é necessário autorização do IBAMA. 



Em Tavares, outro ponto de destaque é a EXPOCACE, conhecida feira do camarão e da cebola aliada a muita festa gastronômica cujo o slogan é: "Cultura e Diversão, Cebola e o Melhor Camarão". Na volta para casa, não pude deixar de admirar e registrar o por do sol na Lagoa dos Patos que iluminava até a beira da estrada, considerado um dos espetáculos mais bonitos a o entardecer na região. De Porto Alegre até a Lagoa do Peixe, são 226 quilômetros pela RS-040 até a localidade de Capivari (75 quilômetros). A partir dali entre à direita do lado do Posto da Polícia Rodoviária, seguindo pela RS 101- (antiga Estrada do Inferno) até Mostardas e em seguida Tavares, totalizando uns 150,5 quilômetros. É também considerada um paraíso alimentar, pois atraí as aves residentes e migratórias do hemisfério norte, atraindo estudiosos, pesquisadores e amantes da natureza de todas as partes do mundo.



Outra atração, são os flamingos que ficam sobre a lagoa durante o inverno exibindo sua plumagem de cor rósea avermelhado de dar inveja a qualquer carnavalesco. Estas aves partem do sul da Argentina, Andes e regiões frias no Chile, chegando na lagoa em meados de Maio, ficando até o final de Julho. Uma beleza indescritível.  


                                                                         Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas