PASSEIO AO MORRO DA BORUSSIA EM ÓSORIO.

Oi, estou mais uma vez por aqui, neste Diário de Bordo, para contar de um novo passeio realizado com amigos dia 01/05/2010, depois de ler as dicas de Ane em seu blog e as informações positivas de Carlinhos Steil, trilheiro, musico e sua esposa Ada, que nos ajudou a chegar lá, no Morro da Borussia em Osório.
Os amigos, foram os mesmos que me acompanharam à Vespasiano Corrêa, (Ademir, Denair, Ana Carla, Vanderlei, Bruna, Giovane, Athos, Carol, Cris e Beto), acrescido de mais cinco participantes, (Ada, Anita, Alba, Germano e o pequeno Mateus). O passeio desta vez não tinha como objetivo fazer trilhas e agitar a adrenalina, mas conhecer a região e aproveitar o dia para o lazer, que segundo as previsões do tempo, prometia ser claro e de sol quente, merecedor de um churrasco na beira de um lugar tranquilo como a Cascata da Borrussia.


Chegamos tarde no morro, depois do meio dia, por não termos nos organizado quanto ao horário de saída de PoA e o ponto de encontro, pois alguns participantes saíram de seus plantões de 24 horas cansados e então tudo ficou mais livre e sem rigidez de horários. Fomos nos encontrando na medida do possível em pontos combinados nas estradas, através de ligações pelo celular até completar a caravana. O morro é um dos tantos lugares bonitos do Estado, com aproximadamente 370 metros acima do nível do mar, onde é possível avistar todo o complexo lagunar do litoral norte, além do Parque Eólico, um complexo sistema de 75 torres com 98 metros de altura, cada uma com capacidade de gerar energia renovável e não poluente, colocando o Brasil no round mundial entre os países que desenvolvem este projeto sustentável de primeira linha. 
Almoçamos o churrasco numa propriedade rural,  na beira da cascata onde nos cobraram uma taxa de R$ 4,00 por pessoa, (isto serve para manter a estrutura local, com churrasqueiras, banheiro, praça, cancha de bocha, trilha ecológica e grama aparada e limpa) e depois saímos para conhecer outros pontos atrativos do lugar.


A cascata é muito bonita e até chegarmos a ela, passamos por uma estradinha de terra com construções antigas e pequenas capelas que nos reportavam ao passado e a rotina simples e de qualidade de vida dos moradores do interior. Na mesma estrada encontramos placas indicando cada localização e inclusive a entrada para Caraá e a nascente do Rio dos Sinos, a poucos quilômetros dali.


A cascata da Borussia é convidativa para um gostoso e demorado banho, pois nos dá aquela sensação agradável de paz quando se ouve o ruído da água sobre as pedras limosas. Em alguns pontos possui águas profundas conforme indica nas placas distribuídas pela propriedade e isto merece toda a atenção e cuidado. Ficamos por ali, algumas horas almoçando e depois de fazer a digestão, seguimos em frente.


Fomos até o mirante na encosta do morro, onde é possível avistar todo o complexo de lagos e estradas que cortam a região. Este mirante é construído com grossos troncos de madeira e a base estrutural em concreto, mas a o escalarmos, sentíamos ele tremer pela força do vento e o movimento das pessoas que ali passavam, causando uma certa instabilidade e (medo) de não ser tão seguro. Lá de cima é fantástico e dona Anita pode identificar até a escola onde estudou.



Na foto acima o Vanderlei, (Lelei para os mais íntimos), se apoia nas pernas de um dos companheiros do passeio, simulando medo de altura. Pessoas como ele, são o que eu chamo de "o estimulador do grupo", por que através do bom humor e brincadeiras inesperadas, proporcionam um clima de gozação e relaxamento necessário em alguns momentos de silêncio e tensão.


O próximo local que visitamos foi o morro da antena, onde atraem muitos jovens para vôos livres de paraglider e que nos informaram estar desativado no momento. Fica num ponto ainda mais alto que o mirante. Os prédios neste local, são todos grafitados num colorido alegre como mostra a foto a baixo.


Neste momento começava a escurecer e depois de um lanchinho básico, restirado da sacola mágica da Denair, decidimos pelo caminho de volta à PoA, pela estrada velha que sai no Capavari, onde o trafego de veículos é baixo e podíamos passar do lado dos cataventos do complexo eólico da região. Eles são fantasticamente grandes e tem-se a impressão de estarmos diante de uma área espacial futurística, como os de filmes de ficção científica.


Ficamos um bom tempo por ali admirando o movimento das grandiosas hélices e nos perguntando se elas seriam quantas vezes maiores que a das grandes aeronaves. Além disto a gente fica olhando para elas com aquela mesma sensação de quem é atraído pelas chamas do fogo e não consegue desviar o olhar, seu movimento nos deixa introspectivo, com os pensamentos por vezes soltos e desconectados mexendo por vezes com alguns sentimentos místico que não se sabe explicar!..



Já era noite e então nos despedimos entrando cada um em seu carro e eu fiquei pensando que estes passeios não só nos proporcionam conhecer lugares interessantes que favorecem o respeito pela natureza, como também nos dá a chance de uma integração afetiva com as pessoas que participam e o compartilhamento destas energias, que evidentemente são positivas e nos deixam meio que enebriados, pensativos, querendo fazer outros, muitos outros passeios, além dos que já fizemos, reforçando laços!


Mais fotos aqui:



Comentários

Postagens mais visitadas