Vai dar tempo?

Meu colega e eu ficamos viajando nesta historia de Porto Alegre sub-sediar a copa de 2014 e nos perguntando se isto vai acontecer realmente. A duvida se estabelece na questão; se haverá mesmo tempo para cumprir todos os requisitos exigidos para que a capital se transforme em palco com condições para apresentar o espetáculo, oferecendo conforto e segurança em tempo hábil. Eu que ando pra cima e pra baixo, nas ruas da capital, não tenho visto nenhuma movimentação que indique inicio de obras no setor viário. Segundo informações divulgadas pela Imprensa, numa primeira estimativa estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 bilhões de recursos do Governo Federal para obras. Outras verbas também serão destinadas pela prefeitura e o governo estadual. Além da reforma do estádio Beira-Rio, haverá a construção de cobertura, camarotes, centro de convenções, hotel, entre outras melhorias, e o erguimento da Arena do Grêmio, dentro dos padrões exigidos pela Fifa, no entroncamento da BR-290 e BR-448.
Fazem parte das obras projetadas no setor viário, a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio); o Plano Urbanístico da avenida Tronco, com extensão de 3,5 quilômetros; a duplicação e extensão da rua Voluntários da Pátria; a criação dos Portais da Cidade, modelo de transporte que permite acesso mais rápido ao Centro e que reduzirá o número de ônibus; a construção da Rodovia do Parque para ajudar a desafogar o trânsito da BR-116 e melhorar o fluxo de veículos da região metropolitana; a construção da segunda ponte do Rio Guaíba; a realização da primeira fase do Metrô de Porto Alegre, ligando a Lomba do Pinheiro com o centro da cidade em via subterrânea; a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho; a criação da Linha especial do Aeromóvel, interligando o Aeroporto Salgado Filho à Estação da Linha 1 do Trensurb; a Construção dos viadutos na Rua Anita Garibaldi e na Avenida Bento Gonçalves; e a execução do Plano Diretor Cicloviário, com a construção de vinte quilômetros de ciclovia até 2014. Ainda a revitalização do Cais do Porto, com investimentos para a construção de prédios comerciais e de estabelecimentos culturais no trecho que liga a Rodoviária à Usina do Gasômetro; a reforma do Hospital Pronto Socorro; e a reurbanização da área da foz do arroio Cavalhada, dentro do Projeto integrado sócio-ambiental.

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