Dando de pau

Duas ou três semanas atrás quando encontrei um colega na saída do estacionamento de um hospital, ele me deixou possesso. Eu estava sentado na ambulância em que trabalho e ele no volante da outra ambulância, quando as duas ficaram lado à lado e ele gritou na minha direção, na verdade pra mim de forma debochada: _E ai Capitão Gay?.. e ainda cantarolou: _Capitão gay, gay, gay!.. O pior de tudo é que ele não estava sozinho, pois havia paciente e acompanhantes com ele que voltaram seus rostos curiosos em minha direção. Eu não pude deixar de lançar aquele olhar de reprovação, de quem fuzila um inimigo e nada respondi. Não achei que devesse naquele momento ser mais grosso que ele! Em seguida meu motorista seguiu em frente deixando-o pra traz. Hoje quando o encontrei novamente, num posto de saúde ele se aproximou um tanto arredio e me perguntou se eu estava brabo com ele, o que eu respondi que não. _Então tu és meio bipolar, pois uma hora aceitas e noutra não, as brincadeiras que te fazem! -Me disse forçando-me a uma explicação para a minha atitude daquele dia.
_Não.., eu aceito as brincadeiras que me fazem, quando sinto que são brincadeiras e naquele dia não senti que fosse isso, mas um deboche, uma forma violenta de expor publicamente aos presentes, oque tu pensas de mim eo conceito subjetivo e inferior do que pra ti  é ser um gay. De qualquer forma, também não achei que naquela hora de trabalho fosse apropriado para uma observação daquelas!
_Tá certo, então eu agora ja sei, que algumas brincadeiras, não servem pra ti. Desculpe, agora já sei! - e saiu andando.
Gente como este colega, possui uma visão rasa do mundo e das pessoas que o cercam, está sempre na defensiva, desconfiado e com uma arrogância que lhe é peculiar e o mantém na sombra de opiniões errôneas e preconceituosa sobre a vida. Do tipo que divide o mundo em bons e ruins, brancos e negros, ricos e pobres, normais e gays, e que se vê enquadrado nas primeiras palavrinhas grifadas deste rol, que estabelece valores pelas roupas, sapatos e carros que as pessoas usam e que precisa destas classificações para se orientar na própria vida, utiliza-se de falsas brincadeiras maldosamente sutis para prevenir os que estão a sua volta sobre o que ele considera  defeitos humanos e que é obrigado a aceitar para parecer moderno e bem orientado na vida. Acho que se ele não utilizasse o termo gay para se sentir numa plataforma superior a minha, utilizaria gordo ou negro, o que lhe viesse à cabeça para se sentir mais confortável sobre si mesmo e perante as pessoas que o acompanhavam. De forma alguma me senti ofendido por ser taxado de gay, mas sim com a conotação perversa e depreciativa com que colocou  sua observação. Não sei se minhas palavras serviram para que ele repensasse melhor sobre sua atitude, ou se foi apenas uma paulada em sua cabeça e que me promoverá a seu mais novo inimigo, a verdade é que não dá mais para aceitar estas pessoas que tentam afundar os outros em prol de alguma promoção pessoal para se sentirem melhores sobre as luzes de suas ribaltas sociais. Eu deveria ter lhe dito mais coisas, porém achei que seria perda de tempo, mas espero que ele tenha tirado algum proveito!


Este vídeo, que é uma pequena cena do filme "A Cor Purpura"de 1985, e que julgo ser uma pequena representação de como podemos valorizar as pessoas, não pelo que aparentam ser, mas por suas qualidades  humanas e que poucas vezes são percebida em função de nossos umbigos, artifícios e preconceitos pessoais. Para quem viu o filme, acredito que lembrará desta cena emocionante, para os que não assistiram, coloco aqui em baixo a tradução da letra deste Blue inesquecível: 
Miss Celie's Blue:
Irmã, você tem estado na minha cabeça
Irmã, nós somos duas de um tipo
Então, irmã, estou de olho em você
Aposto que você acha que eu não sei nada
Além de cantar o blues
Ah, irmã, tenho novidades para você
Sou alguma coisa.
Espero que você ache que é alguma coisa também
Lutando, eu estive naquela estrada solitária
E tenho visto muitos sóis se pondo
Oh, mas confie em mim
Nenhuma vidinha lenta vai me pôr para correr
Então, me deixa te dizer uma coisa irmã
Se lembre do seu nome
Nenhum furacão, vai roubar suas coisas embora
Minha irmã
O show não vai rolar por muito tempo (?)
Então balance suas estrelas
Irmã...
Pois querida tenho certeza que está tudo ótimo.

Comentários

  1. ....mandei um outro comentário, mas não sei se salvei, novo!
    - Existem Pessoas e pessoinhas!
    Que bom que és da primeira categoria, tive o prazer de dividir minha vida contigo e o privilegio de ter tido um filho contigo, agradeço e digo: estou sempre aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas