LAGUNA



Laguna é pra mim uma cidade peculiarmente bela e parece emanar uma energia diferente das outras cidades catarinenses que conheço. Cidade da heroína Anita Garibaldi e de importante papel na historia brasileira, uma vez que se tornou um marco histórico cultural, servindo no seculo passado como referencia para a assinatura do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha. De ter participado da revolução Farroupilha e se tornado uma capital independente do Império Brasileiro, mesmo por pouco tempo e guardando consigo registros de importantes acontecimentos históricos locais.. .


SIGNIFICADO DO NOME:
Segundo a Wikipédia- enciclopédia livre, a palavra laguna se refere a uma depressão formada por água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea, comunicando-se com o mar através de canal, constituindo assim uma especie de quase-lago.

DISTANCIAS:
De Porto Alegre até Laguna são 354 Km pela BR 101 em direção norte/leste. O trevo de acesso a cidade fica no km 335 da rodovia depois de cruzar por vendedores de butiá e camarão próximos e na travessia da ponte sobre a lagoa Imaruí e Santo Antônio.
Sua área central são de ruas estreitas com calçamento de pedras de paralelepípedo e casarios coloridos lembrando sua influência da colonização açoriana estabelecida ali no passado.


Alem de numerosas praias, a costa lagunense reserva outras surpresas, como o centro histórico onde é possível conhecer:

MUSEU CASA DE ANITA:
Anita Garibaldi também recebeu um espaço especial que conta um pouco de sua história. A casa transformada em museu foi construída em 1711 e foi onde Anita se vestiu de noiva para seu primeiro casamento. Estão expostos a visitação móveis da época e utensílios pessoais, além de uma urna com terra do local onde Anita foi enterrada, no cemitério de Ravena, na Itália. Outra peça interessante guardada pelo museu é o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul para a tomada de Laguna.


CASA DE CÂMARA E CADEIA:
Erguido em 1747 como, construção típica do período colonial. Em 1839, o local foi palco da proclamação da República Juliana, quando Santa Catarina ficou independente do regime monárquico por quatro meses. O museu também possui um acervo de armas desse período, como lanças, baionetas, espadas, punhais e canhões, e peças mais recentes da 1ª e 2ª Guerra Mundial.


MARCO DE TORDESILHAS: 
Monumento erguido para lembrar a assinatura do Tratado de Tordesilhas em 1494, que estabelecia uma linha imaginaria de 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, sendo que as terras a leste desse meridiano pertenceriam a Portugal. O trecho de terra limitado pelo tratado se estendia de Belém do Pará, ao norte, até Laguna, ao sul.


FONTE DA CARIOCA:
Construída por escravos em 1863, além de um belo cenário de época, ainda serve aos moradores a água de uma nascente localizada no alto do morro. Diz o ditado popular que "Quem bebe desta água sempre retorna a Laguna e seus amores".


CASA PINTO D'ULYSSÉA:
É uma réplica de uma Quinta Portuguesa, conhecida também como Casa dos Azulejos, foi construída em 1866 pelo Ten. Coronel Joaquim José Pinto D'Ulysséa e restaurada em 1982. Atualmente é um local destinado à produção e comercialização de Trabalhos Artesanais, como a arte de vidro a fogo de Murano-Itália, produzidos por grupos organizados e oficinas de programas sociais do município.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO:
Construída de pau à pique em 1696 foi substituída em 1735 pela atual matriz, com altares em várias formas do estilo barroco. As colunas, portas e bancos foram feitos com madeira trazida de Portugal, ou próprias daqui como Pau-Brasil e Canela. O interior e as imagens encantam pela arquitetura e pelos detalhes em ouro. A pia batismal foi construída uma única peça de rocha gnaise, trazida de Portugal no início do século XVIII. Outro ponto que chama a atenção é a tela de Nossa Senhora da Conceição, pintada pelo catarinense Victor Meirelles, em 1856, em Roma.

ESTATUA NOSSA SENHORA DA GLORIA:
Erguida à 126 metros de altura, no alto do Morro da Glória, é um ponto de peregrinação de fiéis. O local permite uma vista do centro histórico da cidade, dos bairros, das praias e lagoas. O acesso ao local é pavimentado.

DOCAS:
Localizada às margens da Lagoa de Santo Antônio, permitindo a ancoragem de pequenas embarcações e iates. Deste local também se pode observar um belo pôr do sol, e à noite, a lagoa iluminada pela pesca do camarão.

FAROL DE SANTA MARTA:
Distante cerca de 17 km do centro da cidade, o acesso é feito por uma estrada de terra batida. Antes disso é preciso atravessar o canal da barra, um trecho de mil metros feito por balsa. Construído por franceses em 1891, no alto do cabo de Santa Marta, o farol tem 29 metros de altura, com alcance de 92 km geográficos, sendo um dos maiores do mundo.


LAGOA DE SANTO ANTONIO E IMARUÍ:
Durante a noite, transformam-se num verdadeiro espetáculo. Observadas à distância, as milhares de lampadas à gás, usadas para atrair o camarão até as redes tranformam a superfície da água em uma cidade flutuante.

PEDRA DO FRADE:
Localizada na extremidade da Praia do Gi, a Pedra do Frade, desafia a lei da gravidade ao sustentar-se sobre uma superfície inclinada. Essa formação rochosa de 9 metros de altura e 5 m de diâmetro recebeu o nome pela semelhança com um padre franciscano. Existem duas histórias sobre o monumento: a primeira diz que a pedra foi colocada estrategicamente pelos índios pré-históricos que habitavam a região há 3 mil anos. A outra, mais conhecida, que a aponta como o marco oficial do Tratado de Tordesilhas, acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1494. Foi considerado o primeiro cartão postal do Brasil. L eia mais sobre ela AQUI.


CARNAVAL DE LAGUNA:
A festa começa um mês antes, quando as escolas de samba realizam ensaios, desfilando no centro da cidade. Mas o ponto alto da festa está no final de semana do carnaval, com o desfile oficial dos blocos e escolas, além do encontro de milhares de jovens na Praia do Mar Grosso, embalados pelo som de bandas e trios elétricos.

Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas