Comprimidos brancos de Sifragol

Algumas observações feitas, não precisavam nem serem mencionadas publicamente, como seguidamente acontece e somos testemunhas, se elas se controlassem e  percebessem o comprometimento de suas palavras muitas vezes impensadas  e  que correm o risco de se tornarem ofensas e depreciativas para si mesmas.
Agora a tarde eu estava no mercadinho da esquina e aguardava do lado de fora minha vez de ser atendido, quando fiquei observando dois senhores que bebiam cerveja e conversavam empolgados sobre futebol. A euforia deles era tanto, que  falavam acima do volume normal, (coisa comum quando se fala de futebol).  Um outro homem que diga-se de passagem era negro, conhecido deles e frequentador assíduo do lugar e que já tinha comprado o que precisava, saiu na direção deles e comentou  com um sorriso debochado antes de dar as costa e ir embora: _Se fossem negros eu entenderia a razão do griteiro! Os homens, (os dois de pele branca), se olharam com cara de, "não tô entendendo"e continuaram a conversa no mesmo tom, enquanto uma senhora idosa sacudiu a cabeça  e observou da fila do caixa: _Então ele não conhece família italiana, como a minha! 
Fiquei pensando que pessoas como este homem, que fez tal comentário racista e muitas outras que encontramos em cada esquina, não adianta conversa de  igualdade, respeito e os cambaus, por que são vítimas de si mesmas e vivem entrincheiradas em sua própria ignorância e preconceito. Somente comprimidos "brancos" de sifragol de hora em hora podem mante-los leves à convivência social.

Comentários

Postagens mais visitadas