BARRAGEM DO SALTO- SÃO FRANCISCO DE PAULA

Sempre que é possível e disponibilizo de algum tempo, gosto de subir até a Serra Gaucha para apreciar a paisagem rural que se estende de Taquara à Tres Coroas, São Francisco de Paula, Jaquirana, Cambará do Sul, São José dos Ausentes. 
Cada cantinho que se observa nas estradas, parece esconder uma infinidade de surpresas à serem reveladas, como uma ponte, um morro, uma cascata, uma vila, uma fazenda, um caminho que ficou desapercebido e que de repente se mostra, surpreendendo nossos olhos com muita beleza.


Esta é a região da qual conhecemos como Campos de cima da Serra, onde o vento neste período bate delicado em nossos rostos, causando-nos uma incomparável sensação de liberdade na imensidão de vales e planaltos da região, muita rica em fauna e flora. No inverno rigoroso, as temperaturas negativas transformam toda a superfície em um magnifico tapete branco, causado pelas geadas e neve, atraindo os mais diversos turistas do estado e de outros lugares para estas regiões.

São Francisco de Paula:

Cheguei a o centro da cidade de S. Francisco de Paula às 11h. 32 min., parada obrigatória para o almoço, depois uma caminhada na avenida Julio de Castilhos enfeitada para o Carnaval, visita a igreja Matriz, a praça, o lago São Bernardo e depois fui em busca da Barragem do Salto, no Rio Santa Cruz, uns 22 quilômetros de S. Francisco de Paula pela RS-235 que eu queria conhecer.


Barragem do Salto:
O acesso para a barragem se dá, depois de primeiro trevo que leva a cidade de Canela, à direita. Em seguida, já se encontra algumas placas de sinalização indicativa. A estrada de acesso é de terra e leva-se em torno de 30 minutos de S.Francisco de Paula até a barragem, cercada de belas moradias e algumas áreas destinadas ao Camping.



Li em alguns sites, que a obra da Barragem do Salto, foi inaugurada em Janeiro de 1951 e pertence ao Sistema Energético Salto, com 583 metros de comprimento, 14 milhões de metros cúbicos de água, com até 12 metros de profundidade gerando energia na Usina de Bugres e Canastra (CEEE). A água é conduzida até a usina por um túnel de uns dois quilômetros e mais de dois metros de diâmetro.


O local onde encontra-se o paredão de concreto, que retém a água e algumas placas de sinalização de perigo, não é bonito e possui um aspecto de desleixo, lixo, garrafas pet boiando na água, mas o resto da paisagem em volta é cercado de muito verde e propicio para o descanso e lazer. Havia algumas pessoas pescando e aventurando-se em esportes náuticos. Há alguns bares e lancherias, onde vendem lanches e bebidas.


Existe no local passeios de barcos, que levam os visitantes até as ilhas no meio da barragem ou mesmo passeios para conhece-la de um lado ao outro, mas neste dia, não tive sorte, pois a Marina estava fechado por ocasião do feriado de carnaval. Os locais para Camping disponibilizam de uma boa infra estrutura como luz, água e banheiro, por R$ 5,00 o dia ou R$ 15,00 por pessoa, para passarem os finais de semana ou mais dias. Deve-se levar barracas.


Existe também, pequenos chalés de madeira, pertencentes a Colônia de Ferias dos funcionários da CEEE, que  usufruem do lugar para descanso. Os chalés estão disponíveis apenas para funcionários associados. O rio se prolonga depois da barragem sobre uma superfície de pedras, margeado pela mata de pinheiros, formando pequenas cachoeiras e piscinas naturais em seu curso, propicio à banhos relaxantes no verão, pois fora da temporada a água é tão fria que somente os mais corajosos se aventuram.


Fiquei por horas sentado na beira da barragem, admirando a beleza do lugar, ouvindo o som da natureza e assistindo algumas aves pousando na beira da água. 
Relaxei tanto, que peguei no sono e quase não percebi o tempo passar e a hora de retornar para casa.

Distâncias:
De Poa à S. Francisco de Paula; 112 km
De S. Francisco de Paula à barragem do Salto; 22 km
De Canela à Barragem do Salto: 12 km.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SÃO FRANCISCO DE PAULA, CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas