Antes de Partir.

Vinte e quatro horas de plantão, entrei ontem à noite e sai hoje à noite, dá pra entender?.. Tem feito muito frio nas noites de Porto Alegre e entre um chamado e outro, meu colega e eu resolvemos assistir o filme que levei, "Antes de Partir", com Jack Nicholson e Morgan Freeman que considero duas feras do cinema e de difícil escolha de quem é o melhor.
Acho que é como comparar Fernanda Montenegro e Marília Pera, Wagner Moura e Selton Mello, todos são ótimos e a gente fica puxando na memória alguns de seus trabalhos, fazendo comparações e não se chega a uma conclusão imediata de quem é o melhor.
Mas meu colega começou a tecer elogios à Morgan Freeman e sua interpretação no filme "Um Sonho de Liberdade" de 1994, que também assisti a algum tempo, mas que coloco também outro de  minha preferência como: "Conduzindo Miss Daisy" de 1989". 
Gosto de Morgan Freeman, mas na minha opinião, Jack Nicholson é imbativel, algo de inspirador vê-lo atuar, por seu estilo irônico, engraçado, neurótico e algumas vezes sedutoramente obscuro de dar vida aos personagens que interpreta.
"Antes de Partir", conta a historia de dois homens desenganados pela medicina, por contraírem câncer. Carter (Morgan Freeman) é um deles, casado há 46 anos, mecânico, submetido a um tratamento experimental para combater a doença. Internado em um hospital,  passa a ter como companheiro de quarto Edward  (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. 
Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. 
Edward também está com câncer e após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter  gostaria de realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida. 
O filme é um resgate de sonhos que só é possível realiza-los na eminência da morte e aproveitar o pouco tempo que resta de vida, na ponderação de que nada se tem a perder a não ser viver.
Eu gostei do filme, embora não tenha sido dos melhores que já assisti. Achei que faltou mais coisas a serem exploradas e para contar. Minha sensação, foi de que faltou muito mais coisas  para os dois atores mostrarem todo o seu talento. 

Comentários

Postagens mais visitadas