Maurice -1987

Por puro acaso assisti ontem às 23 horas na TV Futura, o filme dirigido por James Ivory e com roteiro baseado no romance de E. M. Foster, chamado "Maurice". O filme é britânico de 1987 e conta a historia de um  jovem estudante de Cambride (Maurice Hall) que após ser apresentado a um Lorde (Risley) em uma de suas aulas é convidado a participar de um grupo privado de discussões. Em busca do local onde seria realizado o encontro, Maurice conhece Clive Durhan, tornando-se amigos inseparaveis. À medida que vão se tornando mais íntimos, ambos percebem que estão se apaixonando, mas evitam confessar a natureza de seus sentimentos, uma vez que a homossexualidade, além de socialmente condenada, ainda era considerada crime na Inglaterra no século XIX. Apesar de ter recebido citações relativamente elogiosas da crítica especializada, o filme não teve uma carreira tão positiva, do ponto de vista comercial. Muitos sugerem que, ao menos em parte, isto se deveu à natureza polêmica do tema - os conflitos de identidade sexual de um jovem inglês no final do século XIX - razão que, aliás, já levara o próprio escritor a determinar que o romance só pudesse ser publicado depois de sua morte. O filme possui também uma excepcional qualidade de elenco. "Maurice" também impulsionou a carreira de Hugh Grant, que após interpretar a personagem de Clive Durnham passou a atuar com mais intensidade no mercado cinematográfico europeu. 
"Maurice" foi um dos grandes destaques do Festival de Veneza em 1987, recebendo o Leão de Prata de melhor diretor, assim como os atores: Ermanno Olmi, James Wilby e Hugh Grande dividiram o premio de melhor ator. Quanto a o Óscar, foi apenas indicado para o premio de melhor figurino. O filme é RARO e não existe para locação. 

Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas