ITAIMBÉZINHO - TRILHA DO COTOVELO


Depois de passarmos a manhã de Sábado em Ivoti, cidade que eu não conhecia, e postei minha impressão aqui no blog com o titulo de: Cidade das Flores, decidi dar uma passada em Nova Petrópolis e Gramado cujas as pousadas estavam lotadas e com preços muito salgados. Canela foi então a opção garantida, onde eu e uma amiga pernoitamos num quarto simples, com TV e sem direito á café da manhã. Era um final de semana e não tínhamos pressa de voltar para casa. No Domingo, almoçamos em São Francisco de Paula e seguimos viagem até Cambará do Sul para uma visita ao cânion Itaimbézinho, totalizando quase 250 quilômetros de passeio pela serra. 


Cambará do Sul, é uma cidade pacata e serve de porta de entrada para quem deseja visitar os cânions Fortaleza (24 quilômetros) e Itaimbézinho (18 quilômetros). Apesar de pequena, a cidade oferece varias opções e pousadas como: Pousada Pôr do Sol e Itaimbeleza. Muitas não possuem site e o contato para reservas são feitos por telefone ou e'mail.




De Cambará do Sul ao Cânion Itaimbézinho são 18 quilômetros até a entrada do Parque onde são vendido os ingressos a (R$ 5,00 por pessoa, mais R$ 7,00 por veiculo estacionado). Depois anda-se mais 4 quilômetros de estrada asfaltado até a sede turística, onde um funcionário distribui panfletos informativos e orienta sobre os horário dos passeios e os tipos de trilhas a serem feitas. As trilhas por cima dos cânions pelo que entendi, não tem a necessidade de guias, são fáceis de fazer e a todo o momento circula um veiculo com três funcionários da fiscalização ambiental.


Conforme explicou o funcionário, existem 3 trilhas dentro dos limites do parque: 
A trilhas do Vértice que oferece (30% de visibilidade do cânion)
A trilha do Cotovelo com (70% de visibilidade) 
A trilha do Rio do Boi (no interior do abismo).
Como chegamos próximo das 15 horas,  informaram-nos da possibilidade de fazer apenas uma das trilhas sobre o penhasco (a do Vértice ou do Cotovelo), visto que a região rapidamente escurece ou surge neblina dentro do abismo, dificultando a visibilidade. Escolhi fazer então a Trilha do Cotovelo, com maior visão de extensão e profundidade do abismo.


A trilha do Cotovelo:
É uma caminhada fácil por estrada de chão, num percurso de mais ou menos 6 quilômetros, que leva em torno de  2 h. 30 min.(ida e volta), até um mirante com uma visão geral do Cânion. A vista dos paredões e o abismo, são imperdíveis. O tempo todo encontra-se pessoas na trilha, fazendo o caminho de volta, espantados com tamanha beleza do lugar. As paredes rochosas tem uma coloração branca misturada com o verde da vegetação e rapidamente o fundo do abismo começa escurecer como se as próprias paredes fizessem sombra no seu interior. 


O Cânion do Itaimbézinho é o mais famoso do parque e também um dos maiores do Brasil. Sua extensão chega à 5.800 metros e sua largura máxima alcança os 2000 metros. As paredes rochosas têm uma altura máxima de 720 metros e são cobertas por uma vegetação tipica baixa e pinheiros nativos. Para quem nunca esteve à beira de um cânion, a sensação é realmente indescritível. São formações rochosas de pelo menos 130 milhões de anos, que parecem terem sido cortadas ou aparadas de maneira minuciosa com uma grande lâmina afiada. Por sinal o nome do cânion vem do Tupi-Guarani que significa: Ita (pedra) Aí'be (afiada). 


Toda esta região dos Aparados da Serra possui uma farta riqueza de lugares a serem visitados, que apenas num dia  se torna impossível ver tudo; são rios, cachoeiras, montanhas, campos, abismos, pequenos vilarejos que parecem ilustrações.
Retornei para casa à noite e com a promessa pessoal de retornar a este magnífico lugar e fazer as outras trilhas que também devem ser de uma beleza incalculável. Até a próxima!


Comentários

Postagens mais visitadas