Noite fria em Canela

Sábado estava muito frio em Canela. Tratei logo de me esquentar na cama, quer dizer, no colchão que acomodei no chão do quarto. Uma garrafa de vinho tinto, um edredon de lã de ovelha ao som de uma TV que não se ajeitava, tinha vontade própria. Acho que ela somente sintonizou os canais, depois que caí em sono profundo.
Canela estava com poucos bares e restaurantes abertos e tão frio, que os próprios moradores se queixavam da noite. A sopa de capellete  oferecida num restaurante, dentro de um pão (italiano?..),  28 reais. Tem cabimento um preço desses para uma sopa, se um café colonial estava por 30? Acho que os capelletes eram de ouro. Desisti! Bebi somente vinho. Pela manhã encontrei meu carro com uma camada grossa de gelo.

Meu filho riu desta foto quando voltei pra casa e lhe mostrei. Não, ele riu de mim por ter tirado esta foto explicando que esta camada sobre a lata do carro é realmente água cristalizada, gelo!
Com o passar do dia, o Sol foi surgindo meio minguado, aquecendo tudo, embora um ventinho frio subjugasse a temperatura real.
Ainda pela manhã, depois do café com leite, mais o básico pão d água, presunto e queijo, deu para caminhar pelas ruas e tirar algumas fotos.


Gostei demais do jogo de luzes, na Igreja Matriz à noite. Os caras sabem como atrair os turistas com essas fantasias guardadas no sub. Muitos fotografavam a mudança de cores na fachada da Igreja, inclusive eu que depois me senti comprado por uma mentira.
Antes do horário de almoço, fui para São Francisco de Paula, lá eu sabia ter comida garantida por preços que não são um assalto no bolso das pessoas. Buffet livre com carnes grelhadas: 12 Reais. Agora sim falávamos numa linguagem universal e que todos entendiam, tanto que o restaurante lotou e ainda tinha gente fazendo fila na rua.


Depois do almoço, o sacrifício de sentar na praça e fazer a digestão, ver as pessoas passarem, tirarem fotografias, sorrirem. Mas tarde tive a ideia de ir até Cambara do Sul, visitar um dos cânons para completar o dia. 

Comentários

Postagens mais visitadas