NARIZ DE PORCO.


Um cidadão da nobreza inglesa se apaixona pela empregada, ela engravida e por pressões familiares ele acaba se casando com uma nobre como ele. A empregada grávida se mata e a mãe dela  tida como uma bruxa, joga uma maldição: Todas as meninas que nascerem nessa família seriam amaldiçoadas com um nariz de porco. A maldição é secular e muitos anos depois nasce Penélope, a primeira menina da família com nariz deformado e inoperável, lembrando um focinho de porco.
Rica, morando numa mansão digna dos descendentes da nobreza, a menina chamada Penélope, passa a vida escondida dentro de casa, protegida pelos país e poucos empregados fieis, até se tornar moça, quando armam um esquema complexo para lhe arrumarem um marido também de descendência nobre, acreditando que sendo aceita por outra pessoa, quebraria a maldição.
Entre um serie de entrevistas com jovens pretendentes, cuja a maioria se assusta com sua aparência, ela conhece Max, do qual se apaixonam, mas cujo o amor, não é o principal foco da historia, mas sim a aceitação das diferenças e seus padrões estéticos desprezados socialmente como gordura, tipo de cabelos, cor de olho e de pele, no filme estigmatizados por um nariz de porco. 
O filme  nos faz rever esses conceitos de aceitabilidade com a diferença, mexendo em feridas pessoais na medida em que mostra que as desigualdades devem ser aceitas inicialmente por quem é detentor da própria diferença e não acreditar que ela surja à partir dos valores alheios na espera de milagres.
Nos dias de hoje ser alto ou baixo, ter orelhas de abano ou um queixo proeminente, pode ser a ferramenta emocional necessária para que algumas pessoas produzam o seu "nariz de porco", capaz de exclui-las do convívio social pela falta da própria aceitação. Penélope percebeu isto e foi em busca das próprias respostas, da sua liberdade e aceitação pessoal a o decidir sair de casa e descobrir que seu defeito  poderia ser apenas um detalhe e absorvido pelas pessoas à partir de sua naturalidade e aceitação diante da própria diferença. O filme é uma fabula moderna e inocente, mas com muita verdade a ser mostrada de modo a questionarmos nossas atitudes, estando nas duas pontas.

Comentários

Postagens mais visitadas