A ARTE QUE O PRECONCEITO TEME EM APRECIAR.

Aconteceu aqui na capital uma caminhada, que eu gostaria de ter feito mas não fiz, pelo simples fato de não saber que iria acontecer; soube dias depois...
Não, não vou culpar os órgãos responsáveis pela pouca divulgação do evento, por que não sei se não estarei sendo injusto, uma vez que lotou um ônibus articulado da CARRIS, para conduzir os visitantes aos dois cemitérios já conhecidos dos porto-alegrenses, o da Santa Casa e o Evangélico e soube da noticia por um Jornal chamado "Usina do Porto" de distribuição gratuita que caiu em minhas mãos não lembro de que forma. Gosto de visitar cemitérios como já provei em outras postagens AQUI e também AQUI e perder este passeio na minha própria cidade, foi pra mim uma frustração.  Mas com certeza outros surgirão.


A caminhada de 2 horas aconteceu no dia 26 de Novembro às 10 horas, com saída do totem  do Caminho dos Antiquários, na Rua Demétrio Ribeiro em frente a praça Daltro Filho no encontro das Ruas General Genuíno e Marechal Floriano, com o objetivo cultural de informar aos participantes sobre a historia dos cemitérios na cidade. Os cemitérios são dotados de uma rara e diferenciada beleza arquitetônica em seus jazigos e esculturas, (haja visto o cemitério da Recoleta em Buenos Aires visitado por turistas do mundo todo), cuja a maioria das pessoas por preconceito temem em aprecia-las. Essas iniciativas servem também para modificar estes comportamentos e redirecionar um novo olhar que aponte para caminhos históricos culturais e artísticos dessas obras.


Esta caminhada não foi uma iniciativa isolada, pois já aconteceu anteriormente no ano passado, no dia 24 de Abril, e são promovidas pelas Secretarias Municipais do Planejamento, da Cultura, do Turismo, Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama. As caminhadas à pé pelo centro da cidade, são feitas com a orientação de pesquisadores em arte funerária, professores de artes visuais, especialistas em Patrimônio Cultural e outros motes 2 vezes por mês, sempre aos Sábados.
As inscrições devem ser feitas por e'mail vivaocentroape@gmail.com devido ao fato do grupo se deslocar de ônibus, cujas as vagas são limitadas. As caminhadas são gratuitas e são exigidas apenas a doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhadas a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio do Programa de Bem-estar Animal da Prefeitura. As caixas para recolhimento das doações, são montadas nos pontos de saída das caminhadas.

Comentários

Postagens mais visitadas