HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO.



Uma das construções que eu muito aprecio sempre que passo em frente, é o prédio em estilo neoclássico do Hospital Psiquiátrico São Pedro, na Avenida Bento Gonçalves - (antiga estrada do Mato Grosso, no Arraial do Partenon, hoje um bairro localizado na zona leste da capital), onde eu moro. A área foi escolhida por ser considerada distante da região central da antiga província, cuja a inauguração foi em 1884, dia de São Pedro, padroeiro do RGS e recebeu vistas ilustres como a da Princesa Izabel. 




O hospital foi considerado um grande avanço para época, já que as pessoas com problemas mentais eram encarceradas em presídios em função de seus desvios sociais e morais. A chácara de 38,5 hectares que pertencia a senhora Clara Rabello, foi comprada pela província, por 25 contos de reis para construção do hospício, que chegou a abrigar 5000 doentes. O prédio atualmente está tombado pelos poderes públicos estadual e municipal, mesmo estando em visível estado de abandono.


O São Pedro, que já foi orgulho dos gaúchos, ainda trata seus doentes mentais com alguma deficiência por apresentar condições materiais precárias e recursos humanos insuficientes. O modelo de tratamento aplicado no país ainda permeia por caminhos nebulosos, mesmo com a aplicação da reforma psiquiátrica, que funciona no papel e na lei, mas que na pratica, deixa muito a desejar.

Comentários

  1. Sabe me dizer como funciona a visitação ao local?

    Obrigada ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Melina. Fiz contato por telefone a um funcionário que me deu um endereço de e'mail para solicitar uma visitação do qual nunca responderam. Abraços

      Excluir
    2. Não sei Melina. Fiz contato por telefone a um funcionário que me deu um endereço de e'mail para solicitar uma visitação do qual nunca responderam. Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas