Dois loucos e uma missão

Meu colega vive exclamando: Gentileza gera gentileza, mas não sabe que quem a inventou ou  tornou-a tão popular em nosso meio. Idéias, pensamentos, frases, correm o mundo, o tempo, sem se apagarem!..


José Daltrino, mais conhecido como  José Agradecido ou Profeta Gentileza que peregrinava pelas ruas do Rio de Janeiro e Niterói levando palavras de paz, amor, sabedoria e gentileza entre as pessoas, possuía coisas em comum com Arthur Bispo do Rosário. As duas histórias me parecem um tanto lineares sob meu ponto de vista em alguns detalhes de suas historias. Os dois eram taxados de loucos e acreditavam possuir uma missão divina aqui na terra após terem ouvido vozes pela qual afirmavam terem sido os escolhidos para uma missão dada por Deus.


Os dois coincidentemente acordaram numa das noites que antecedia as comemorações de Natal alegando que essas vozes lhes dariam a missão de  mudar a trajetória do mundo e das pessoas. Bispo do Rosário as ouviu no dia 22 de Dezembro de 1938, enquanto que o Profeta Gentileza, no dia 23 de Dezembro de 1963.
Bispo foi condenado a viver trancafiado durante anos em sanatório de doentes mentais, enquanto produzia um acervo de objetos que ao meu ver, serviriam de registros quando chegasse o juízo final. Gentileza perambulava pelas ruas, aparentemente sem um rumo certo, mas alertando as pessoas para uma mudança de idéias e comportamento capaz de gerar amor e uma aproximação direta com Deus através de atos gentis.


Eu fico me perguntando, por que razão, os loucos, os gênios, os profetas, os artistas, só são descobertos, ouvidos e aclamados por suas idéias diferentes do convencional depois de mortos. A morte deve funcionar como uma especie de catalizador emocional nas pessoas. Os catalisadores agem provocando um novo caminho reacional, no qual tem uma menor ou maior energia de ativação promovendo um caminho diferente, uma opinião, uma ideia, uma visão modificada.

Comentários

Postagens mais visitadas