Puerta de Lã Ciudadela.


Cada vez que eu passava pela Puerta de Lã Ciudadela, antiga porta da época colonial em Montevidéu, me perguntava como ela deveria ser originalmente, antes de ser reconstruída com aqueles tijolos de concreto cinza tão pouco atraentes, mas talvez necessários para fortifica-la e mante-la de pé com o passar do tempo. O baluarte e passagem de entrada para o centro histórico, esse grande portão começou a ser construído em 1742 como fortificação para proteger a então colônia espanhola de ataques que os portugueses pudessem efetuar a partir do Rio da Prata. 


Atualmente o que se pode ver da edificação original, são as pedras da base, das laterais e do centro da porta de quem vem da parte histórica da cidade velha para a nova. Do outro lado, apenas um paredão cinza que sustenta o antigo monumento. 
Andando pelas ruas que circunvizinham o Mercado do Porto, encontrei uma exposição de fotografias muito antigas que me deixou fascinado e ao mesmo tempo matou minha curiosidade de como originalmente era a Puerta deLã Ciudadela.

Comentários

Postagens mais visitadas