Confeitaria Rocco.

Saiu no Diário Oficial do município esta semana, dia 24, a desapropriação da antiga Confeitaria Rocco, patrimônio cultural da cidade desde 1997 conferido pelo poder público. A prefeitura declarou que o imóvel é de utilidade publica da cidade, viabilizando assim sua desapropriação.


Segundo informações dos herdeiros, faz alguns anos que se reúnem com as diferentes administrações municipais, para negociarem a venda do prédio sem chegarem a um consenso. Mesmo com o desejo de se desfazerem do imóvel por causa dos custos de manutenção e restauros elevados, o valor oferecido pela Prefeitura de R$ 450 mil, esbarra em valores, que seria menos da metade do pretendido pelos herdeiros.


O prédio localizado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, foi um dos mais importantes pontos da cidade, construído a mando do italiano Nicola Rocco e inaugurado, em 20 de setembro de 1912. Recebeu autoridades como os presidentes da República Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, o presidente da província Borges de Medeiros e o escritor Mario de Andrade.




De arquitetura eclética, como a grande maioria dos prédios em Porto Alegre, a confeitaria mistura linhas barrocas e neoclássicas, com elementos simbólicos do positivismo em sua fachada e traços art nouveau em seu interior. A estrutura da edificação é mista, composta de alvenaria de tijolos de barro e vigamentos de ferro trabalhado.


Na fachada há três pares de esculturas, apoiando as sacadas sobre os ombros, denominadas atlantes: Um jovem, representando a América e a fartura e um idoso, representando a Europa e a abundância. A figura feminina central está emoldurada por uma lira tendo ao seu lado duas crianças, em alusão às artes, em especial à música.
Eu fiz no Sábado passado, dia 29, uma visita técnica para identificação dos prédio históricos da capital e soube da boa noticia, que faz parte dos interesses dos atuais administradores, revitalizar o centro histórico da cidade e em particular a confeitaria Rocco. Como eu havia dito nas postagens anteriores, a cidade de Porto Alegre é um sitio de riquezas históricas demonstrados na arquitetura de seus antigos prédios espalhados pelo centro da cidade, ainda pouco reconhecido e divulgado pelas autoridades competentes. Esta atitude demonstra mesmo que tardia, a preocupação de recuperar um passado cultural que por longos anos nos foi tirado, por puro desinteresse.

Comentários

Postagens mais visitadas