A ANTIGA PONTE DE PEDRA

A antiga Ponte de Pedra é um monumento histórico da cidade de Porto Alegre, construída por escravos por volta de 1846 durante o período de pacificação da província Rio-grandense, no então governo do Conde de Caxias. Está situada no local hoje denominado Largo dos Açorianos, uma praça construída em homenagem aos primeiro casais açorianos que chegaram por aqui em meados do século XVIII, quando a cidade ainda não era cidade.


Antigamente a ponte cruzava um dos braços do arroio Dilúvio que vinha até ali e cujo o curso foi modificado em 1937, fazendo a ligação entre o centro da cidade com as áreas rurais da região sul (chácaras). 
A ponte de Pedra, mais durável, veio substituir outra de madeira erguida quase no mesmo lugar, varias vezes reconstruída em razão das enchentes que ocorriam na cidade e pela deterioração natural da madeira. A ponte começou a ser utilizada em março de 1848. Um século mais tarde, a obra ficou ociosa em virtude da canalização do riacho.


Apesar da sua importância histórica para a cidade, a ponte sempre me lembrou um grande prendedor de roupas atravessado sobre um pequeno espelho d'água. Esta minha impressão é causada por seu reflexo, em função de seus pilares estarem bem abaixo do nível da água, o que no passado ficavam descobertos.
A Ponte de Pedra foi tombada pela municipalidade em 1979 e ganhou este pequeno lago sob os seus três pilares em forma de arco.

Comentários

Postagens mais visitadas