CAIS DO PORTO DOS CASAIS.


Poucos porto alegrenses sabem que o pórtico do Cais do Porto foi produzido e encomendadas à Casa Costa Daydée, de Paris, em 1919. Sua estrutura é de um ferro muito leve, emoldurada com um vitreaux da época e tombado como patrimônio histórico da cidade desde 1983 pelo IPHAN - Instituto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela EPAHC - Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural. Os panos de vidro da fachada foram executados pela vidraçaria De Lucca, daqui de Porto Alegre. Sua construção insere-se no contexto de desenvolvimento do Brasil na arquitetura de estruturas metálicas industrializadas, importadas da Europa, apreciada pelo baixo custo e pela facilidade de montagem. Essa modalidade de construção foi praticada no Brasil, sobretudo entre 1870 e 1920, restando nos dias de hoje poucos exemplares.



O antigo cais do porto possuía, além dos armazéns, escadaria de granito rosa, pela qual ligava-se a Praça da Alfândega e a Avenida Sepúlveda. O pórtico, era a porta de entrada da capital para os viajantes que chegavam a bordo das embarcações da época.


Atualmente, circula um projeto na prefeitura, para redesenhar os 1.500 metros do Cais Mauá, que será aposentado como porto para virar espaço de lazer, cultura e convivência dos porto-alegrenses. Os armazéns A e B e do Pórtico Central serão recuperados. O novo cais do porto será chamado de Porto dos Casais.

Comentários

Postagens mais visitadas