GABRIELA

Eu tenho comigo, sem me fixar em datas exatas, que as melhores telenovelas produzidas aqui no Brasil, foram criadas nas décadas de 70 e 80 e entre as inúmeras que já assisti ao longo desses anos, ainda elejo Gabriela como uma das melhores dentro do meu gosto pessoal. A novela abordava a seca nordestina e as divergências sócio-culturais na pacata cidade de Ilhéus da década de 1920, onde os poderosos do cacau, chamados de coronéis, criavam suas leis em defesa de seus interesses políticos e econômicos.  A vida dos personagens são questionadas sob os pontos de vista moral da época e de forma bem humorada, mas também com profundidade, sensibilidade e talento. Cada personagem é de tamanha riqueza, que por si só daria para criar uma nova história.
A memorável cena em que a personagem Gabriela sobe no telhado para pegar uma pipa, entrou para a história da televisão brasileira e Sonia Braga foi elevada à categoria de estrela depois da sua atuação como "Gabriela. Inesquecíveis também foram as cenas de adultério de dona Sinhazinha e seu assassinato executado pelo próprio marido, vivida pela atriz Maria Fernanda, a decepção amorosa de Malvina vivida por Elizabeth Savalla e a morte do Coronel Ramiro Bastos (Paulo Gracindo).
Eu particularmente acho que nesses dias de Fina Estampa, o jeito mesmo é trazer de volta para quem não viu, o que fez muito sucesso no passado, mesmo com as alterações necessárias em razão do tempo decorrido e seus possíveis riscos. Para os que já viram pode ser uma nova formula para matar saudades de uma verdadeira obra prima.

Comentários

Postagens mais visitadas