Carrinhos & Pés de Lata.

Semana passada uma cena comum de rua, me fez viajar no tempo. Uma viagem de quarenta e poucos anos no meu passado e quem sabe no de tantas outras pessoas que viveram uma infância em que se produzia o próprio brinquedo utilizando-se apenas da criatividade e o desejo de mergulhar em sonhos e brincadeiras de criança. Eu estava dentro do carro, voltando do trabalho para casa e não pude deixar de observar aquela cena que pra mim parecia ter um gosto quase poético, renascido em poucos instantes diante dos meus olhos. Tratava-se um menino que brincava na calçada, com um desses carinhos feito de lata de leite em pó e que se despreza no lixo, por que aparentemente não tem mais utilidade, mas que quando se é criança, pobre e com alguma criatividade, acreditem tudo é possível criar. Me surpreendi principalmente pelo fato do brinquedo não ter sido esquecido com o tempo e o  menino brincando, me provou isto. 
O brinquedo era feito basicamente de uma ou duas latas, destas comuns de leite em pó, que eram furadas dos dois lados (na tampa e no fundo) bem no centro, com um prego e depois passava-se um arame pelos furos e enchia-se a lata de areia, fechava-se bem a tampa, e atava-se  o arame com outro que servia de puxador, e estava pronto o brinquedo. 
Com o passar do tempo, podia-se aperfeiçoar a técnica, aumentando o numero de latas e também o tamanho do carrinho, assim como, produzir  também o pé de lata, que consistia em duas latas furadas no fundo, onde se passava um barbante preso por um pregos no fundo de cada uma delas e então subir equilibrando-se sobre elas e utilizando-as como um sapato de latas. Nesta epoca da minha vida, nem se imaginava que surgiria video games, internet ou qualquer outra coisa do gênero. A maior parte do tempo da nossa infância era destinado para invenções modestas, mas eram invenções do qual tínhamos orgulho de ter conseguido inventar.

Comentários

Postagens mais visitadas