Farol do Saber


Fiquei muito interessado em conhece-los, quando o guia de turismo nos explicou de dentro da van sobre o Farol do Saber, enquanto nos deslocávamos da Opera de Arame em direção a outro ponto turístico da cidade desta forma só os vi de passagem. 
Trata-se na verdade de uma rede de pequenas bibliotecas espalhadas por diversos bairros de Curitiba, cujo o projeto foi concebido e mantido pela prefeitura municipal.  As bibliotecas possuem um acervo de 700 mil livros disponibilizados para empréstimo, além de livros digitais, que podem ser acessados através dos computadores, alem das infinitas possibilidades de pesquisa abertas a partir da internet, como parte de um projeto chamado, "Digitando o Futuro".


A inspiração para o nome e para a arquitetura do prédio veio da Biblioteca de Alexandria (uma das mais antigas do mundo - seculo III A.C) e do Farol de Alexandria (280 A.C). Existem cinqüenta e quatro unidades distribuídas por diversos bairros de Curitiba. O projeto arquitetônico é caracterizado por uma torre de farol com dez metros de altura numa área construída de 88 metros quadrados. O primeiro Farol do Saber foi inaugurado no bairro das Mercês, em 1994, com o nome de Machado de Assis.

Comentários

Postagens mais visitadas