ÓPERA DE ARAME




Para quem não conhece Curitiba, é fácil confundir a estufa de vidro do Jardim Botânico em estilo inglês, com a Opera de Arame, já que as duas são feitas de estrutura metálicas talvez semelhantes. Foi o que aconteceu com um amigo meu, ao ver uma foto minha batida diante da estufa do jardim e comentar no Facebook que se tratava da Opera de Arame. Errar é humano e devo confessar que já confundi o Palácio de Cristal em Petrópolis, com a estufa do Jardim Botânico de Curitiba.


A Opera de Arame é mais um dos atrativos da cidade e que virou num dos principais cartões postais de Curitiba atraindo muitos turistas. Construído na cratera de uma pedreira desativada e por isto o lugar é hoje chamado de Parque das Pedreiras, é todo feito de estruturas de aço tubulares e o teto e algumas paredes, com policarbonato concedendo-lhe transparência em todos os seus tres níveis e extensão. 


Sob a base de sua estrutura, foi construído um lago artificial com imensas carpas e uma cascata com cerca de dez metros de queda d'água. Para se chegar a o teatro propriamente dito, cruza-se por uma passarela feito da mesma estrutura do prédio sobre o lago.


A Opera ocupa uma área de 4.000 metros quadrados e o auditório tem capacidade para abrigar 1.648 lugares, inclusive cadeirantes. O espaço cultural abriga as mais variadas manifestações artísticas. Foi inaugurado e entregue para a cidade em 19 de Março de 1992, abrindo o primeiro festival de teatro de Curitiba. Levou 75 dias para ser construído.


Dizem que vê-la iluminada durante a noite, é um dos espetáculos mais bonitos de se apreciar, Infelizmente não tive esta oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas