Passeio Publico



O Passeio Público é o parque mais central e o primeiro construído em Curitiba, localizado entre as ruas Presidente Carlos Cavalcante, Presidente Faria e Av. João Gualberto, no Centro da cidade. Chama a atenção de quem passa, pela beleza de seu pórtico de entrada inspirado no cemitério de cães na França. 
Inaugurado em 1886 com cerca de 70 mil metros quadrados de mata natural, nas margens do rio Belém. Na época sua iluminação era feita por lampiões alimentados por azeite de peixe.
Foi por algum tempo o Jardim Botânico de Curitiba, o primeiro zoológico e até hoje, possui alguns animais em cativeiro, além de um aquário.
O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.
Todos os dias, centenas de pessoas passam por ali, mas muitas delas talvez não saibam, que por trás daquele portão, existia no século passado uma área alagada, considerada foco de muitas doenças cuja a solução encontrada foi a construção de um parque, a exemplo de outros que começavam a ser construídos em outras cidades brasileiras, para eliminar os problemas relacionados a saúde pública da época. Sua construção também serviu para agradar a elite curitibana, que residiam em seu entorno e nas áreas centrais da cidade e que mais tarde se deslocou para os bairros mais distantes.

Comentários

Postagens mais visitadas