SANTA VITÓRIA DO PALMAR, A CIDADE DOS FARÓIS.



A primeira vez que eu estive em Santa Vitoria do Palmar foi em Abri de 2010, no feriadão de Sexta Feira Santa e Domingo de Pascoa, que pode ser LIDO AQUI e esta semana por ocasião de uma visita técnica a o Uruguai, tive que falar aos meus colegas de curso sobre a cidade, em função dela estar na rota do país que visitamos. Santa Vitória do Palmar é um município privilegiado por suas belezas naturais, possuindo tanto água doce como salgada em seu entorno. Em função disso, caracteriza-se cada vez mais como um pólo turístico no extremo Sul do Estado, tendo como destaques na área do lazer o surf, body board e a pesca.

O APELIDO DE MERGULHÕES:
Santa Vitória do Palmar possui um baixo índice populacional e a simplicidade de seus moradores, aliada a alguma inibição diante de pessoas de fora da cidade, lhes concedeu o apelido de mergulhões, pássaro da região que ao sentirem-se ameaçados com a presença de estranhos, mergulhavam para não serem percebidos.

ORIGEM DO NOME:
Seu nome Santa Vitória do Palmar é uma homenagem a Santa Vitória, uma santa italiana da qual a família do fundador da cidade era devota. A imagem da santa chegou ao povoado em 1858, vinda da cidade de Ravena, na Itália e o termo "Palmar" foi dado em razão da grande quantidade de palmeiras de Butiá existentes na região, possivelmente trazida pelas aves migratória que sobrevoam aquelas bandas e suas lagoas até hoje.


RESERVA DO TAIM:
Santa vitória do Palmar é uma cidade pequena e para se chegar até a sua sede, cruza-se a Reserva Ecológica do Taim, uma grande planície, cuja a paisagem é uma imensa faixa de terra com áreas extensas de campo, ora pantanoso, alagadiças, habitat de aves, jacarés, capivaras, e outras espécies de mamíferos. Esta extensa faixa de terra, que passa por Santa Vitoria do Palmar e adentra o Uruguai, era conhecido no passado por campos Neutrais. Durante a travessia de carro é necessário o controle da velocidade, para evitar atropelar animais que cruzam a pista, alguns de grande porte, como as capivaras.


CAMPOS NEUTRAIS:
Em 1777, portugueses e espanhóis celebraram o tratado de Santo Ildefonso, onde estes trocavam Colônia do Sacramento pelas Missões. Entre estes dois territórios ficou uma faixa de terra "sem dono". Essa zona (da Estação Ecológica do Taim ao município do Chui), onde hoje se encontra Santa Vitória do Palmar, ficou conhecida como Campos Neutrais, ou seja, não pertencentes nem a espanhóis e nem a portugueses. Sua proximidade geográfica com o Uruguai, favoreceu a concentração de muitos criminosos na região conhecida, na época, como "terra sem lei". Mais tarde, as terras passaram da Espanha a o domínio português de acordo com o Tratado de Tordesilhas. 


LAGOA MIRIM:
A cidade possui duas grandes lagoas em seu território: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira. Um pequeno porto lacustre se encontra às margens da Lagoa Mirim a dez minutos do centro de Santa Vitória do Palmar, tendo acesso pela Av. Getúlio Vargas. Durante os últimos anos, a prefeitura do município investiu em reformas para a revitalização do porto com a finalidade de desenvolvê-lo em relação ao turismo e também, com a tentativa de integrá-lo como porta de entrada e saída de produtos comercializados pelo Brasil ao Mercosul. À beira da lagoa, no entorno do porto dispõe de quiosques e churrasqueiras, o que oferece à população da cidade uma oportunidade de lazer. A Lagoa Mirim é palco de intensa atividade pesqueira e apresenta preciosas paisagens, incluindo o seu pôr-do-sol, considerado um dos mais belos da região. A lagoa permite a prática do iatismo esportivo e a pesca.




PRAIA DO HERMENEGILDO:
Santa Vitória do Palmar possui duas praias; a Praia do Hermenegildo e a Praia da Barra do Chuí, onde faz fronteira com o Uruguai. A Praia do Hermenegildo é o balneário mais frequentado. Em 1978 ocorreu o fenômeno ambiental descrito como maré vermelha, que chegou a atingir outras praias mais distantes como a Praia do Cassino, e Punta del Este, no Uruguai. O acontecimento teve grande repercussão na mídia nacional e internacional. Na época, surgiram diversas hipóteses para justificar a mortandade de peixes e outros animais marinhos na região, além de problemas respiratórios em algumas pessoas.



PRAIA DA BARRA DO CHUI:
A Praia da Barra do Chui é a primeira praia brasileira chegando do Uruguai. Faz fronteira com a Barra del Chuy, balneário uruguaio de mesmo nome, separada desta pela foz do Arroio Chui - de onde origina-se o nome. Por muito tempo, a Barra do Chuí foi considerada um balneário exclusivo da elite vitoriense, hoje em dia, seus veranistas são, em maior parte, turistas uruguaios e argentinos. Isso se deve à sua proximidade com a zona de comércio internacional do Chuy, formada por seus free shops.



FAROL DE ALBARDÃO:
O litoral de Santa Vitória do Palmar também é conhecido como "a cidade dos faróis". Em toda sua extensão litorânea, estão distribuídos quatro faróis de sinalização náutica. São eles: o Farol do Chuí, localizado na praia da Barra do Chuí, ao lado do Arroio Chuí; Farol do Albardão, distante 87 quilômetros da Barra do Chuí; Farol Verga, a 110 quilômetros da Barra do Chuí; e o Farol da Sarita, situado no limite do município com Rio Grande, a 135 quilômetros da Barra do Chuí.

Comentários

Postagens mais visitadas