Era um casa muito engraçada...


Eu gosto demais de visitar a Casapueblo quando vou a o Uruguai e ficar apreciando detalhadamente aquela construção que se transformou numa especie de cidade escultura e que inclui museu, atelie, hotel e pelo menos beber um cafe olhando demoradamente toda aquela magnifica paisagem de Punta Ballena.

A exótica construção de Carlos Paéz Vilaró, iniciou a o redor de uma casa de lata chamada de La Pionera, onde seu desenho e estilo lembram as construções mediterrâneas, embora seu construtor refere-se a o Forneiro, um pássaro tipico do Uruguai.


Durante a visitação, um vídeo conta toda a historia do lugar, a vida do artista pelos diversos países que visitou, premiações e sua relação de amizade com pessoas famosas como o poeta Vinicius de Moraes, Brigitte Bardot, Pelé, Toquinho, Robert de Niro, Omar Sharif, Alain Delon, Fidel Castro, Astor Piazzola, Salvador Dalí e Pablo Picasso. Também é feita uma homenagem a Carlos Miguel, (filho do artista), um dos sobreviventes do Vôo 571, que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.


Vilaró é um artista que sempre demonstrou interesse pela cultura afro-uruguaia e isto esta imprimido em seus trabalhos. Conhecedor do Candomblé e outras danças africanas, compôs algumas peças musicais. Em 1956 foi convidado pelo Museu de Arte Moderna de Paris para expor alguns de seus trabalhos e em 1959 produziu um mural para o túnel que levava ao novo anexo para a Organização dos Estados Americanos em Washington, chamado de "Raiz da Paz", medindo 155 metros de comprimento por 2 de largura.



A casapueblo levou mais de trinta anos para ser construída e dizem que a musica "A Casa", cantiga de ninar, conhecida na voz de Vinicius de Moraes e Toquinho, refere-se a Casapueblo do artista.



Comentários

Postagens mais visitadas