Paris é um luxo e também um lixo.

Não, não, péra aí me conta a verdade!., eu li certo ou estou ficando maluco?.. A maioria dos brasileiros que vão para a Europa, retornam de lá fascinados, contando sobre a organização, a pontualidade, a educação e a limpeza das cidades europeias e mais, dizem que se alguém largar um pedacinho de papel ou uma butuca de cigarro no chão, ou no passeio publico do metrô, onde ha grande circulação de pessoas, a multa pega e não adianta explicações ou fazer cara de bobo, do tipo não tô entendendo, por que a multa é aplicada em euros sem dó nem piedade.
Então eu comecei a ler o post de uma blogueira, a Marta Matuí, que eu acompanho o site a distancia e que está de férias em Paris com os filhos. Ela conta estar apavorada com toda a sujeira da Cidade Luz e que viu numa calçada um coco humano pisoteado na frente de uma loja, cujo os empregados não foram capazes de limpar, jogar um balde de água, o que fosse; e que a escadaria do metrô da cidade fica forrada de tickets, o povo joga no chão mesmo tendo lixeiras em volta. Eu fiquei me perguntando, se a lei é aplicada somente para os turistas estrangeiros?
Que bom que existem pessoas como ela, que tem um senso critico sobre as coisas que vê e não fica enebriada somente por estar em Paris. Eu também já fiquei de cara nas inúmeras vezes que fui para Montevidéu, a cidade é bonita, é considerada a mais verde da América Latina por sua quantidade praças e passeios públicos destinados a o lazer, as pessoas educadas, gentis, ainda assim as calçadas são lotadas de cocos de cachorro, que as pessoas não se dão a o trabalho de limpar.

Comentários

Postagens mais visitadas