OS CAMINHOS DE PEDRA NO DISTRITO DE SÃO PEDRO.


Os Caminhos de Pedra, fica localizado à pouco mais de 12 quilômetros do centro de Bento Gonçalves, no charmoso distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (Barracão, São Pedro, São Miguel, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) que conta com o maior acervo de casas antigas e preservadas, exibindo parte da cultura e história da imigração italiana aqui no Rio Grande do Sul. Nesta Sexta- feira, fui visita-lo acompanhado por duas amigas, Rosane e Rose Milene,  nesta visita lúdica a este acervo a céu aberto.


Por sorte, estava um dia ensolarado e quente, dando para aproveitar ao máximo o passeio, onde apreciamos todos os atrativos, alguns com degustação e explicações sobre a historia de vida e luta desses imigrantes, que tiveram um papel fundamental na formação cultural e econômica do nosso estado.


OS ROTEIROS OFERECIDOS:
Os roteiros turísticos oferecidos pela cidade de Bento Gonçalves, são muito ricos e vão desde o turismo de aventura como a rafting sobre o Rio das Antas e seus afluentes, praticas de rapel sobre cachoeiras, trilhas, passeios de jeep em meio a exuberante natureza da região, como também os roteiros culturais oferecidos como o passeio de Maria Fumaça, numa locomotiva do século XIX, com apresentações folclóricas e degustação de espumantes, o vale dos vinhedos caracterizado por visitação em cantinas localizadas sobre vales e montanhas cobertas de parreirais; mas nosso objetivo era especificamente conhecer os Caminhos de Pedra, local onde iniciou a colonização italiana na região, tendo como porta de entrada a vila Barracão que no passado não passava de uma picada tortuosa no meio da mata.


A IGREJA E A DESTILARIA BUSNELLO:
Entre os atrativos da vila Barracão, estão a igreja Imaculada Nossa Senhora da Conceição, erguida pelos fieis em 1935 em forma de mutirão, e a destilaria Busnello cuja a arquitetura em tijolos à vista foi inspirada no "Castelvecchio" da Vêneta de Conegliano, cidade italiana e a primeira destilaria de malte Whisky do Brasil. A vila  Barracão fica logo no incio dos Caminhos de Pedra num trevo à esquerda bem sinalizado, contando com uma pequena praça diante da igreja.



RESTAURANTE NONNA LUDIA:
Voltando para a estrada asfaltada, a primeira construção que chama a atenção dos visitantes, é o restaurante Nonna Ludia, construído com pedras irregulares. Ao lado da casa destaca-se um enorme pé de Umbu, cujo o tronco e raízes formam uma pequena gruta, que foi utilizada como abrigo provisório pelos primeiros imigrantes, enquanto construíam a casa.


MOINHO BERTARELLO:
Mais adiante, cruzando-se por uma pequena ponte, outra bela atração arquitetônica é o Moinho Bertarello, localizado às margens de um pequeno arroio chamado Buratti. Do lado do prédio existe um café, mas infelizmente estava fechado.




RELÓGIO DE PEDRA:
Seguindo pela estrada, numa curva acentuada, ao lado de uma parada de ônibus, passamos pelo monumento Pedra do Sol,  que é um relógio onde as horas são calculadas a partir dos raios solares que cruzam um orifício esculpido na pedra. Dizem que através da distribuição da luz é possível calcular ate os minutos de cada hora.




CASA DA ERVA MATE:
Mais adiante, descortina-se outros estabelecimentos de arquitetura italiana, construídos em madeira sem pintura, onde são comercializados produtos típicos da colonia em que os visitantes podem apreciar e degustar esses produtos feitos com a mais pura técnica artesanal como queijos, salames, copas, geleias, doces em caldas e cristalizados, pães, biscoitos, sucos, vinhos e licores. Visitamos também o interior da Casa da Erva Mate onde funcionava no passado, o antigo moinho Cecconello, a casa é exemplo de um processo de aculturação da cultura indígena e italiana, tão distintas mas que se identificaram na utilização e consumo da erva- mate.



Os índios já utilizam-na para o seu consumo e o imigrante italiano, além de absorver o hábito de consumi-la, agregou-lhe a tecnologia que permitiu sua produção em grande escala. No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos à roda d'água.





A CANTINA QUE FOI CENÁRIO DE UM FILME:
Do outro lado da rua, são comercializados a erva- mate produzida no local, com degustação (rodada de chimarrão) alem de outros produtos como chás, licores e outras bebidas. 
Seguindo mais à frente, paramo na Cantina Strapazzon, construção de pedras irregulares, datada de 1878, onde foi cenário de algumas tomadas do filme "O Quatrilho".
A construção possui as características das casas de pedra da primeira geração de imigrantes, tendo sido adaptada posteriormente para a função de cantina.








Seu interior é praticamente original ao da época, nos remetendo prazerosamente a uma viagem no passado ou se a imaginação não for tão longe, ao filme de Fábio Barreto. Na cantina são produzidos vinhos de fabricação artesanal, alem de sucos, licores, graspas, pães caseiros, geleias, queijos, salames, biscoitos e doces em geral.




Uma escadaria íngreme e frágil de madeira, leva os visitantes ao segundo pavimento da construção, onde somos informados pela simpática jovem que nos atendeu, se tratar do quarto de um dos casais, de personagens do filme vividos pelos atores Patricia Pilar e Bruno Cardoso.
Da pequena janela do quarto de pedra, se tem uma visão magnifica do patio com centenas de parreirais formando um passeio que eu chamaria de... romântico? Não sei, não dá para definir em palavras, algo que me pareceu tão bucólicamente poético!







Seguindo estrada a fora, nossa próxima parada foi a Casa da Confecção, aberta a o público desde o ano passado, integrando-se a o roteiro Caminhos de Pedra. No porão da casa que funciona como ateliê de costuras, são confeccionados, toucas, boinas cachecóis, gorros etc... 




Ao lado da casa foi montada uma pipa de madeira, adquirida de uma vinícola, a qual possuía capacidade de armazenamento de 140.000 litros de vinho. Conta uma funcionaria, que a pipa foi desmontada, tendo suas peças numeradas e depois remontada e adaptada para funcionar como varejo onde são comercializados os produtos de fabricação própria.



CASA DO TOMATE:
Refazendo o caminho de volta, decidimos visitar alguns pontos que havíamos deixado para trás como a Casa do Tomate, onde vendem do suco ao creme para pele, feitos de tomate, o atelier de João Bez Batti, escultor que trabalha em pedras de basalto e a Casa Merlin, considerada a maior casa de pedra de toda a região, prova viva de um período de muita prosperidade na colonia italiana. 


RESTURANTE CASA VANNI:
Para terminar este post, eu não poderia deixar de mencionar o Restaurante Casa Vanni, construção em madeira de 1935 e que sofreu reformas para adaptar-se a o atual restaurante sem esvaziar suas características da época. O primeiro pavimento funciona como cafeteria, e no porão um restaurante especializado em gastronomia italiana a base de risotos e massas. Tem como atrativo especial, uma mesa com tampo de vidro montada sobre um poço que até hoje funciona no porão.






Além do atrativo principal, que é o próprio restaurante, é possível descansar em seu belo patio temático, cercado de arvores e bancos feitos de madeira e de rodas de carretas. Mas o passeio ainda não havia de terminar nos Caminhos de Pedra, de lá seguimos em direção a o Caminho dos vinhedos para conhecer a pequena Santa Tereza.
Até a próxima viagem

Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas