CONHECENDO PICADA FEIJÃO


Hoje à tarde eu e o Ton, um amigo de viagens, resolvemos fazer um passeio de inauguração em sua Kombi, até a região da colonia alemã, começando por Ivoti, passando pelo distrito de Picada Feijão, Morro Reuter que visitei na semana passada e Santa Maria do Herval.


A intensão deste passeio, acreditem se quiserem, foi sair em busca de uma Cuca recheada de chocolate em barras, que ele comeu na ultima vez que esteve em Ivoti e que na sua opinião é a "cuca das cucas". Depois de localizar a padaria no centro da cidade, comprar a tal cuca, seguimos morro acima, por uma estrada de terra no interior de Ivoti, em Picada Feijão, onde encontramos alguns exemplares de casas muito antigas em estilo enxaimel, já um tanto judiadas pelo tempo, mas mantendo ainda seu charme e beleza. A estrada era tão íngreme e sinuosa que por vezes a Kombi apresentava dificuldade para subir.


Ainda nas proximidades da Igreja amarela, que fica a uns 7 km da sede da cidade, uma vinícola chamada Berwian, nos fez parar para apreciar não só os vinhos, sucos e licores que são comercializados, mas a arquitetura do prédio com aparência muito antigo e com grossas vigas de madeira em sua sustentação.


Alem das amostras de vinhos e bebidas para degustação, outros objetos que possivelmente pertenceram a família dos atuais proprietários, atualmente servem de cenário decorativo a cultura alemã muito presente na região.


A vinícola Berwian, faz parte da Rota Colonial Teufelsloch (Buraco do Diabo) em Ivoti, onde seus produtores expõem e vendem no local o conhecido vinho tinto cabernet sauvignon Berwian. Passamos em seguida por Morro Reuter, onde visitamos o belvedere sobre o morro da Embratel, Santa Maria do Herval, onde provamos uma cachaça licorada servida no balcão do centenário armazém   Kieling um dos mais antigos da cidade e depois retornamos para Porto Alegre, já noite, com a cuca.
Até a próxima!..


Comentários

  1. Esse lugar está agendado...gostei da verdadeira arquitetura de imigração alemã.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas