PASSO DO INFERNO.

Pois bem, de tanto ouvir falar, eu tanto desejei conhecer e acabei me submetendo a esses impulsos que bate na gente de uma hora para outra e antes que o desânimo tomasse conta por qualquer razão, abasteci o carro e me desloquei até a serra gaúcha, mesmo enfrentando um terrível engarrafamento pela manhã, na BR-116 entre Porto Alegre e Canoas, que em seguida fluiu normalmente e sem stress.


Meu destino, foi o PASSO DO INFERNO, entre os municípios de Canela e São Francisco de Paula, na região dos campos de cima da serra. Eu estava sem pressa e assim oportunizei-me a conhecer outras localidades como PADRE ETERNO que eu nem fazia ideia que existisse no mapa. Por sinal, pouca referencia encontrei sobre este lugar.
Mas o Passo do Inferno, como eu havia imaginado, é de extrema beleza, cercado por vales, mata nativa e rios turbulentos que formam em seu curso, diversas quedas d'água entre rochas e floresta de araucária.


RAZÃO DO NOME:
O lugar tem este nome, por ter sido no passado uma rota de difícil acesso aos tropeiros, que seguiam do Rio Grande do Sul, até o sudeste do pais, levando gado para serem comercializados. As dificuldades que enfrentavam fazendo este caminho à cavalo, em particular cheio de pedras, penhascos e rios turbulentos, fizeram o lugar ser batizado e conhecido por Passo ou (caminho) do Inferno.


PONTE DE FERRO:
Um dos principais atrativos, além da exuberante beleza do lugar cercado por morros e animais silvestres, é a ponte de ferro, construída posteriormente em 1935 pelo exército brasileiro, caracterizada por apresentar um vão de 74 metros, sem pilares, sobre o rio Santa cruz. O objetivo desta obra de engenharia, foi facilitar o escoamento de madeiras de araucárias, a principal fonte de renda dos municípios e distritos nesta região.


PARQUE CA CHOEIRA:
Em 1948 foi inaugurada a Hidrelétrica Passo do Inferno, administrada pela C.E.E.E. Atualmente, o Passo do Inferno é uma reserva ecológica e também área de preservação ambiental conhecida como Parque da Cachoeira, licenciado pela F.E.P.A.N.
O Parque está localizado no quilômetro 10 da RS-476, que leva para o município de Bom Jesus, em estrada de chão tornando-a com relativa dificuldade para trafegar. Outra referencia para se chegar até lá, é o trevo da RS-235 em frente a o Santuário de Caravaggio em Canela, que dá acesso à RS-476 e o Passo do Inferno.


Seguindo ainda pela RS-476, pode-se se chegar ao Lajeado Grande, complexo formado de cachoeiras e cascatas nas proximidades de Jaquirana, depois Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes, consideradas uma das paisagens mais surpreendentes e bonitas do país.
Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas