Ninho das Águias em Nova Petrópols.

Neste Sábado pela manhã, fui convidado pelo Tom a acompanha-lo numa excursão que ele estava guiando e então conhecer o Ninho das Águias, localizado a noroeste de Nova Petrópolis, dois quilômetros no sentido Caxias do Sul, entre os quilômetros 180 e 181 da BR-116, (na localidade da Fazenda Pirajá, propriedade particular), há cinco quilômetros morro acima, por uma estradinha sem calçamento e que ao chegar no seu topo, descortina-se uma paisagem magnifica. É importante salientar que a placa de sinalização que indica a estrada para o morro, estava virada de costas para quem se desloca de N. Petrópolis para Caxias do Sul, já no trajeto oposto, Caxias/ Nova Petrópolis, conseguia-se ler a indicação correta do caminho.


O morro possibilita uma visão panorâmica de 270 graus da região do Vale do Caí, sendo ponto ideal para a prática de voos livres, numa altura de 702 metros de altitude, proporcionando uma vista espetacular da região, comprovado pelo numero de pessoas que estavam lá em cima, apreciando a bela vista. O local também possui alguns espaços na mata com bancos e mesas para realização de churrascos e piqueniques em grupos, lancherias, banheiros públicos e estacionamento gratuito.


Saímos às 10 horas da manhã de Porto Alegre, na kombe azul marinho do Tom, fizemos uma parada para o almoço num restaurante de comida caseira no meio da estrada em Picada Café, (o Tom fazia questão que fosse comida caseira alemã) e seguimos viagem até o lugar, chegando aproximadamente às 13 horas e 30 minutos, numa tarde muito ensolarada. A principio nos preocupamos por chegarmos de barriga cheia para realizarmos o voo, mas depois percebemos que daria tempo para a digestão entre um voo e o outro.


Nosso grupo era formado por três jovens corajosos, que se prepararam emocionalmente para saltarem (e digo saltar, por que o problema da falta de coragem neste momento não é propriamente voar, mas sim correr em direção a um penhasco e deliberadamente saltar, como se fosse dar um pulo para a morte) e mais dois medrosos, (eu e o Tom), que utilizamos todos os argumentos possíveis em nome da prudencia para não saltar, mesmo sendo encorajados pelo piloto e sua assistente. De qualquer maneira, todos estavam visivelmente nervosos e disfarçávamos nossos temores, fazendo piadas com um possível acidente de voo naquela altura. Mas tudo saiu tranquilo!


Os voos são oferecidos e operacionalizados pela empresa Cia do Ar, que tem sua sede e também atua em Sapiranga, com aulas demonstrativas de voos, cursos de formação de pilotos, voos duplos e vendas de equipamentos. Como o vento não estava propicio para saltos naquele lado do morro, seguimos com os instrutores para um outro morro em frente, onde estavam acontecendo outros voos, facilitados por maiores correntes de ventos. A experiencia de assistir gente saltando e logo em seguida voando do meu lado foi muito boa, mas não suficiente a para me encorajar.
Retornamos no final da tarde, chegando em Porto Alegre já noite.


Comentários

Postagens mais visitadas