CITY TOUR EM PORTO ALEGRE - 2012.


O Sábado hoje, estava pra mim daquele jeito que somente um milagre seria capaz de salva-lo; Um dia nublado, pesado, com a sensação de que a qualquer momento uma nuvem escura tomaria conta do céu e fosse desabar um toró d´água e então eu não saberia mais o que fazer a não ser ficar em casa ruminando pensamentos velhos e incômodos.


De repente me surgiu a ideia de fazer o passeio no ônibus turístico de dois andares, que disponibiliza o city tour de quase duas horas pelo centro histórico da cidade e outros pontos turísticos de importância na vida dos porto alegrenses. Me vesti da pequena reserva de ânimo que ainda me restava, maquina fotográfica e fui até a Travessa do Carmo 84, em frente ao Largo Zumbi dos Palmares, comprar o ingresso. Como cheguei às 10 horas em ponto e já havia saído um ônibus, fiquei esperando o próximo que sairia às 11 horas. Enquanto isto, para passar o tempo, fiquei passeando pela feira de hortifrutigranjeiros que acontece no largo todos os Sábados pela manhã e que por si só, já é um evento à parte.


O ônibus chegou às 10 h.50 min. em ponto, com seus 4 metros de altura, onde o segundo andar é aberto, proporcionando aos passageiros uma visão diferenciada da cidade por outros ângulos que normalmente não é possível ver num veiculo comum e causando também uma grande sensação de liberdade. Durante o passeio são passados informações históricas sobre ruas, bairros, praças e monumentos através de um serviço de áudio-informação, pré anunciado por uma vinheta bem agradável de se ouvir.



O serviço turístico oferece dois roteiros: O city tour centro histórico e o city tour zona Sul. O primeiro, que foi o que eu fiz, tem como foco principal, apresentar os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região central e onde a cidade nasceu.


Este roteiro permite ainda que os passageiros embarquem e desembarquem em alguns pontos, para conhecer de perto as atrações e serviços oferecidos nos lugares percorridos como; o Parque da Redenção, o Parque Moinhos de Ventos, a Praça da Matriz, o Mercado Publico e a Fundação Iberê Camargo que vergonhosamente ainda não conheço.


O passeio além de mostrar por outros ângulos, peculiaridades e belezas que passam desapercebidas aos nossos olhos no dia à dia, ainda reserva uma reveladora aula de história sobre o passado da nossa cidade, que por vezes não temos sequer conhecimento. Outra coisa que percebi, é que este ônibus city tour, foi uma ideia de grande aceitação por parte da população que manifesta este sentimento através de abanos e largos sorrisos quando cruzam pelo ônibus em vários lugares da cidade. Mas vamos lá!..


Você sabia que Porto Alegre foi a terceira cidade a aderir a abolição da escravatura antes mesmo da promulgação da Lei Áurea? Que o atual Parque Farroupilha ou da Redenção foi um potreiro que recebia carne de gado das vilas vizinhas, para redistribuição na cidade e que o apelido de Redenção surgiu em função da denominação anterior de Campos da Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da capital?


Que o Instituto de Educação General Flores da Cunha, localizado na Avenida Osvaldo Aranha é a mais antiga escola publica e de ensino secundário da cidade e onde estudou a cantora Elis Regina? Que o bairro Praia de Belas, tem seu nome em função de um antigo proprietário chamado Antônio Rodrigues Belas, dono uma chácara na beira do Guaíba lá pelos meados de 1800, onde construiu uma estrada de acesso a cidade  e que aos poucos tornou-se passagem frequente em vistas do comércio de escravos que lá se desenvolveu? Uma outra hipótese, já que nenhuma foi historicamente comprovada é que ali, nos dias ensolarados, surgiam muitas gurias de grande beleza, para aproveitarem os dias de sol, dai o nome Praia de Belas?


Que o bairro Cidade Baixa, antes de ser aterrado e hoje reduto da boemia e com grande concentração de casas noturnas foi no passado uma vila muito pobre chamada de Ilhota, pois durante os períodos chuvosos sofria grandes inundações onde só era possível trafegar-se de barco? Na ilhota nasceu e viveu  Lupicínio Rodrigues e também foi moradia de Custódio José de Almeida, o príncipe negro, grandes personalidades da cultura e historia da cidade?


Que o Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos, mais conhecido por Tesourinha, é uma homenagem ao futebolista gaúcho atacante de mesmo nome, cujo o apelido surgiu pelo fato de ter participado de um bloco carnavalesco chamado "Os Tesouras"? Que Tesourinha foi atacante no Internacional, Vasco da Gama, Grêmio, Nacional de Porto Alegre e Seleção Brasileira?
Essas e algumas outras informações, são dadas neste city tour que fiz neste final de semana e que eu recomendo. 

Comentários

Postagens mais visitadas