A ESCADARIA SELERON - LAPA E SANTA TEREZA


Foram cinco dias e quatro noites, nos dois bairros mais emblemáticos do Rio de Janeiro: Lapa e Santa Tereza, que são vizinhos, localizados na região central da cidade, conhecidos como berços da boemia carioca e também por suas edificações de inestimável valor histórico e cultural.


LAPA - AQUEDUTO DA CARIOCA:
É na Lapa que se encontra o enorme Aqueduto da Carioca, construído no período colonial, para distribuição de água para a cidade e posteriormente serviu como via para o bonde que ligava o Centro do Rio ao Morro de Santa Teresa. O bonde hoje, está fora de circulação depois do acidente ocorrido em 27 de Agosto do ano passado, vitimando fatalmente algumas pessoas.


OS BAIRROS:
Ao contrario de Santa Tereza, que durante a semana lembra uma cidadezinha do interior, parada no tempo e com fluxo de turistas visitantes e frequentadores de seus bares noturnos nas sextas, sábados e domingos, a Lapa não para nunca, mantendo a efervescência de seus bares e botecos de segunda a segunda, sempre com numerosa circulação de pessoas de diversas tribos que se reúnem para apreciar a boa musica e entrarem no clima da boemia. 

OS BOTECOS:
Visitamos o Boteco do Gomes, na esquina da Rua do Riachuelo com a Gomes Freire, o bar Mofo que usa sua decoração, ambientação e trilha sonora para prestar uma homenagem ao Rio da década de 50, nas paredes, fotos expostas em um painel, na trilha sonora sambas e choros de artistas como Noel Rosa e Cartola. A choperia Brazooca, considerada uma das maiores choperias da Lapa, a casa possui quatro andares em forma de mezaninos, a programação musical é composta por samba.


Muitos desses bares restaurados, mantem suas características dos velhos tempos, através do mobiliário antigo, louças, lustres e fotografias de autoridades do samba, que são ostentados nas paredes como verdadeiras relíquias documentais.


GASTRONOMIA:
A maioria desses botecos e restaurantes apresentam uma variada carta gastronômica como feijoada, rabada, frango à passarinho, provolone à milanesa, pratos a base de frutos de mar, massas, carne-seca com aipim e outros petiscos de botequim, cujos os preços salgados são dirigidos a o publico turístico que não se importa em estar pagando ou não um preço justo pelo que consome. Para se ter uma ideia, numa mesma quadra, podemos encontrar bares vendendo a mesma marca de cerveja, por preços que variam de R$ 4,50 à R$ 9,00-dependendo do tipo de estabelecimento.

RÔ E HELENA NA LAPA

ESCADARIA SELARÓN:
Ainda nas proximidades dos Arcos da Lapa, nome também dado a o Aqueduto da Carioca, na rua Manoel Carneiro, podemos visitar a escadaria do convento de Santa Tereza, toda revestida de azulejos coloridos, pelo artista e ceramista chinelo Jorge Selarón, que depois de viajar por diversos países escolheu o Rio de Janeiro para fazer sua morada permanente.

BATE PAPO INFORMAL
COM JORGE SELERÓN

São 215 degraus, decorados com mais de 2 000 azulejos diferentes, provenientes de diversos países e que são enviados ao artista por apreciadores de sua obra. O mais interessante é que os azulejos são frequentemente trocados, fazendo da obra a originalidade de estar sempre se modificando. 

EU, RÔ E JORGE SELERON

A escadaria foi inicialmente revestida por Selarón em 1994, por ocasião da copa do mundo de futebol e em 2005, foi tombada pela prefeitura da cidade, onde Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Nesta tarde conversamos sobre o que ele mais gosta de falar: Futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas