BOSTON; A MAIS INGLESA DAS CIDADES NORTE AMERICANAS.


Logo que cheguei em Boston, eu pensei: Ué, estamos em Londres? O modelito das casas, os tijolos vermelhos à vista, as janelas brancas, me reportaram para Londres; E não estava errado achando a cidade com características londrina...
Boston foi a cidade que elegi como a mais bonita que eu conheci nesta viagem aos Estados Unidos, por seu tipo de arquitetura que faz lembrar as cidades europeias, em particular Londres, com seus prédios de tijolos vermelhos milimetricamente assentados e janelas e portas brancas com floreiras coloridas nas varandas, parques arborizados e bem cuidados. E eu não estava errado com relação a esta influencia europeia, uma vez que a cidade foi fundada pelos ingleses em 1630, tornando-se o principal centro cultural da América Anglo-Saxônica. Os britânicos retiraram-se da cidade em 1776, depois de varias revoltas ocorridas para expulsa-los.


Boston é também um dos principais pólos educacionais dos Estados Unidos, onde se destacam instituições de educação superior importantes como as universidades de Harvard, que visitei durante uma manhã e a (Massachusetts Institute of Technology).


Diariamente centenas de turistas cruzam os portões suntuosos destas universidades com maquinas de fotografar em punho, para registrarem sua visita as tão famosas instituições de ensino. Alem da beleza dos prédios, arvores que lembram estarmos em um bosque, esquilos desfilam pelos gramados sempre bem  e arvores bem aparados do campus, na maior intimidade com os turistas.


Boston também se destaca no cenário mundial pela ousada construção do chamado "Big Dig". Onde várias pistas interestaduais foram transferidas de vias expressas de superfície, para túneis de até dez pistas. Esse projeto durou cerca de 12 anos e foi completado em 2006. Infelizmente não consegui visitar, mas serve de informação aqui no blog


Trafegar por suas ruas e avenidas, dá uma sensação de paz e elegância, possivelmente provocado pela suntuosidade de seus prédios sem cercas, praças e pequenos recantos muito bem planejados e bucólicos. Se os ingleses foram os responsáveis por isto, deixando suas marcas tão profundamente nas características arquitetônicas da cidade, só saberei daqui a quatro meses, quando estiver de visita à Londres.


De Boston fomos para Leominster, uma pequena cidade a uma hora de distancia, para vistarmos uma família de brasileiros, que nos receberam com o maior carinho. Retornamos no mesmo dia de trem para Boston, debaixo de uma intensa nevasca e depois de ônibus até Nova Iorque, chegando no outro dia pela manhã.


🌂☁☂Até o próximo passeio!

Comentários

Postagens mais visitadas