New York, New York.


Participaram desta excursão: O Ton (organizador da mesma), Barbara, Claudia, Claudete e Salézio, Zani e o marido, Léo, Carol, Carlos e eu, totalizando onze pessoas com o objetivo de passarmos o Natal e Reveillon em Nova Iorque e conhecermos algumas outras cidades.
Saímos de Porto Alegre dia 23 de Dezembro às 4 h e 30 min. com previsão de retorno no dia 03 de Janeiro de 2013 e chegada em Porto Alegre dia 04 as 6 h. e 30 min. Fizemos um roteiro básico e sem custos altos para conhecer outras cidades, além de New York.
Antes de ir para Nova Iorque, algumas pessoas demonstraram pouco interesse e outras até se posicionaram contra a minha iniciativa de conhece-la, colocando-me que a cidade seria a ultima na sua escala de escolha de lugares para conhecerem. Uma delas, até me confessou que leu em algum artigo de revista, como um dos piores lugares para se visitar; O que na minha opinião, (baseado nos poucos dias em que estive por lá), não a enquadraria neste conceito.


Nova Iorque como qualquer cidade cosmopolita, possui seus prós e seus contras que são percebidos no dia a dia, com a intimidade que podemos criar ou não, com a cidade e sua população muita diversificada. 
N.Y. é uma cidade apressada, onde circulam pessoas do mundo todo e com hábitos e costumes diferentes e que convivem entre si com suas diversidades culturais, tornando-a a menos americana das cidades norte americanas, se compararmos com outras que visitei pelo país. É a cidade mais populosa dos Estados Unidos, com pouco mais de 8 milhões de habitantes e por estar localizado no estado com mesmo nome, costuma ser chamada de New York City (cidade de Nova York) e cujo o apelido mais conhecido entre seus moradores é Big Apple (grande maçã.)
N. Y. é composta por cinco distritos: Brooklyn, Bronx. Queens, Staten Island e Manhattan o mais conhecido por abrigar um dos maiores centros comerciasis e administrativo do mundo.


A cidade é dividida por regiões: Downtown (cidade baixa localizada ao sul da ilha), Midtown (parte central) e Uptown (cidade alta, localizado na parte norte da ilha). Cada uma dessas regiões é composta por varios bairros e suas respectivas atrações que merecem ser desfrutadas atentamente por seus visitantes.
Downtown por exemplo, foi a primeira região a se desenvolver em N. Y. e foi lá, que se estabeleceram os primeiros imigrantes que chegaram aos Estados Unidos.


Em Downtown estão localizados o Distrito Financeiro (Wall Street e Bolsa de valores) e onde se encontra a famosa escultura de um Touro onde uma grande quantidade de turistas visitam para fotografa-la.
É nesta região que se localiza também  o Marco Zero, onde estão sendo construídas novas torres, um memorial em homenagem as vitimas do atentado terrorista de 11 Setembro de 2001, que vitimou mais de 2000 pessoas na destruição do World Trad Center.


É possível nas redondezas visitar a Estação ferry boat, que oferece passeios gratuitos pela baia e vislumbrar a Estatua da Liberdade. O intervalo entre os barcos é de meia hora e a viagem dura cerca de 25 minutos, parando na Ellis Island, um memorial aos 12 milhões de imigrantes que chegaram no pais. Visitar os bairros de Chinatown que abriga imigrantes vindos da China, Coreia, Vietnã e outros países asiáticos, além do Little Italy, de imigração italiana com alguns restaurante de comida típica
Logo na saída de barco, há a vista ao sul de Manhatan, Jersey City e a ponte do Brooklyn.


As estações do metrô, que  apesar de funcionarem num fluxo de trems sem atrasos, são sujas e parecendo que nunca viram água além de não possuírem banheiros, pelo menos visiveis aos usuarios. Alias, não vi banheiros públicos na cidade.  A comida é cara e nem pense em pedir um banheiro para usar, que a resposta será um "Not" sem rodeios.  No caso de necessitar, entre em qualquer cafe e trate de consumir pelo menos uma água mineral, para ter direito a um "bathroom', BANHEIRO. Nas estações do metrô e subways (passagens subterrâneas) artistas de rua apresentam pequenos shows de jaz, Blue, musica country em troca de atenção e alguns centis nem sempre ganhos. Também não vi motocicletas circulando pelo centro  da cidade. Li em algum lugar que são proibidas de circularem nas principais avenidas.


Os dias são curtos em N.Y, pois começa a anoitecer a partir das 17 horas principalmente neste período de inverno, cujas as temperaturas são muito baixas e apresentam intervalos que nevam de uma hora para outra, criando uma paisagem peculiar e de grande beleza. A neve não chegou a cobrir as ruas de N.Y, mas em Baltimore, na Filadélfia, Boston e Búfalo onde estive alguns dias, ocorreu uma nevasca que quase nos impediu de retornar para N.Y


Nas proximidades do Time Square, área comercial da cidade, é onde circulam pessoas arrastando malas e sacolas cheias de compras, cujos os preços são muito atraentes e com marcas de peso, sem o risco de serem falsificadas. Os produtos mais procurados são os eletro eletrônicos,  perfumes e roupas das grandes grifes. Pelo menos em Nova Iorque, as pessoas me pareceram educadas e até simpáticas contradizendo a fama de que americano é um povo frio e de pouca educação.


Na frente do Memorial ao World Trade Center, a loja Century 21, estava com seus cinco andares lotados de clientes que buscavam produtos famosos como a marca Calvin Klein, Ralph Lauren, Geoffrey Beene, Gabbana, Boss  e outras. Para quem curte compras, dá para fazer a festa num lugar desses, né mesmo?..As melhores lojas de departamento são a Barney’s, com seus oito andares. A loja possui produtos das marcas mais famosas de todo o mundo.
A Macy’s (maior loja de departamento do mundo), na qual você encontra desde roupa à utensílios para a cozinha. Uma dica valiosíssima é que os brasileiros têm desconto de 11% nas compras, não deixe de aproveitar.
Uma das lojas preferida da população jovem é a Abercrombie & Fitch, que vende desde os melhores moletons e jeans até os perfumes mais badalados. Ela é meio escura e vai parecer que você está numa dessas casas que tocam baladas.
Para quem curte tênis, vale a pena passar na Adidas Sport Performance Store, que tem a maior coleção do mundo com todos os tênis que se possa imaginar.
Na Marc Jacobs, encontra roupas para o dia-a-dia, além de carteiras, sapatos e bolsas. A Victoria’s Secret é a opção ideal para quem busca lingeries, iguais as das modelos dos famosos desfiles de modas. Sem falar nos hidratantes e batons que duram o dia todo. (Eu não uso!) Dentre os locais para compras baratas nos arredores de Nova York, destaca-se o Woodbury Common Premium Outlets, cujos descontos chegam acima de 50%.
Eu particularmente me descobri um grande consumidor em N.Y e tratei de refazer meu guarda roupas para o próximo inverno aqui no Brasil. Até a próxima viagem!..

Roteiro básico desta viagem:
Dia 23/12/2012 chegada no hostel em New.York.
Dia 24/12/2012 dia livre em New.York para conhecer a cidade.
Dia 25/12/2012 fomos até Chinatown embarcar no ônibus de turismo para visitarmos: Filadélfia, Baltimore, Washington, com uma noite de hospedagem.
Dia 26/12/2012 retorno para Washington City tour) e deslocamento para New.York à noite.
Dia 27/12/2012 chegada em New.York, pela manhã.
Dia 28/12/2012/2012 passeio até Búfalo e conhecer as cataratas do Niagara.
Dia 29/12/2012 Passeio de um dia por Boston e arredores- (city tour) e Leominster. Retorno de Leominster para Boston de trem e até New York (ônibus).
Dia 30/12/2012 Chegada em New.York pela manhã.
Dia 31/12/2012 Noite de Réveillon em New.York.
Dia 01/01/2013 Dia livre em New.York. (city tour) e compras.
Dia 02/01/2013 Dia livre em New.York. (city tour) e compras.
Dia 03/01/2013 Retorno a o Brasil.


Comentários

  1. Dos Lugares que visitasses eu só não fui no Century 21.Fizemos neste dia o passeio com o ônibus de turismo.Estivemos na frente e por falta de conhecimento não entramos. Então concordo contigo NY é bonita, com muitas atrações culturais e claro muito caras, ficando a critério de quem viaja assistir ou não dependendo das prioridades elencadas pelo viajante.Eu dei preferencia por outros passeios.As compras como fiquei em Leominster 3 dias a minha sobrinha nos proporcionou esses lugares. Resumindo. Eu volto se tiver outra oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas