Por quem os sinos dobram


O que  vou escrever aqui, não é uma queixa, mas sim uma constatação sobre o que me parece ser uma atitude preconceituosa e "inconsciente". Sim elas existem e que precisamos também vê-la não como um bicho de sete cabeças, mas uma atitude natural do ser humano que tem passado por transformações sociais necessárias, um hábito, um vício, que passa tantas vezes desapercebida em suas, (nossas) atitudes e que todo mundo de uma forma mais acirrada ou amena possui independente de seu aporte cultural, pois esta diluída em nossas entranhas e quando percebemos, cuspimos pra fora sem nos darmos por conta... Eu mesmo já me vi em situações destas, (preconceituando) e tento me corrigir quando percebo e me vigiar para evitar estes constrangimentos pessoais.
Duas situações nesta semana me fizeram pensar: Quando encontrei uma conhecida, com o namorado no elevador e ela me cumprimentou toda cheia de alegria como sempre faz, porém chamando-me por um apelido que nunca tinha me tratado antes, "Margarida"... Ué, pensei com meus botões - será que o tratamento seria por ela estar do lado do namorado dito machão e assim tranquiliza-lo quanto a sua euforia diante da minha presença? Não sei, foi o que passou por sua cabeça.
A outra situação foi uma amiga sabendo que eu tive um encontro com o meu namorado em minha casa, fez um comentário sobre este encontro, utilizando a palavra "festinha". Fiquei meio ouriçado, pensando qual seria para ela o sentido ou significado de "festinha" neste contexto em que duas pessoas se encontram para namorar. Eu entendo que a sua intenção talvez não fosse a de desclassificar ou banalizar o meu encontro, mas fiquei inegavelmente caminhando sobre terreno espinhoso, buscando respostas para esta atitude. Quem sabe o meu próprio preconceito sobre tudo isto, não esteja falado mais alto, né mesmo?..Quem sabe "Margarida" e "festinha" foram palavras que pra mim pesaram de uma forma discriminatória, sem ter sido usado com este intuito.
Acabo de ouvir sinos dobrarem, daqui da minha janela. Serão os sinos da liberdade?... Estou ouvindo coisas? Não sei!.


Comentários

Postagens mais visitadas