Catedral de Notre Dame em Paris

 

Meu encontro com Notre Dame, a famosa catedral de Paris, as margens do rio Sena, foi num dia de semana e mesmo assim haviam filas gigantescas para entrar. Notre Dame, que significa Nossa Senhora, situa-se na praça Parvis, na pequena Île de la Cité  (Ilha da Cidade) em Paris, rodeada pelas águas do Rio Sena. A construção foi iniciada no ano de 1163, e dedicada a Maria, Mãe de Jesus em estilo gótico.


Notre Dame com o passar dos anos sofreu muitas transformações arquitetônicas, assim como palco de grandes turbulências políticas e sociais na França, como em 1871, com a curta ascensão da Comuna de Paris, durante as quais se crê ter sido quase incendiada.
Outros eventos, também marcaram historia diante da catedral:

1314 - Na praça Parvis, em frente à fachada ocidental da catedral, o último grão mestre templário, Jacques de Molay, após sete anos na prisão, juntamente com outros templários, foram executados queimados vivos na fogueira. Foram condenados pela igreja católica com ordem direta do Papa Clemente V, influenciado e pressionado pelo rei Filipe IV de França, que acusaram os templários de serem hereges, culpados de adoração ao demônio, homossexualidade, desrespeito à Santa Cruz, sodomia e outros comportamentos de blasfêmia.

1431 - Coroação de Henrique VI de Inglaterra durante a Guerra dos cem anos.

1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte a imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais a imperatriz, na presença do Papa Pio VII.

1909 - Beatificação de Joana d'Arc.
Sendo palco ou pano de fundo de tantos eventos históricos ocorridos, a catedral é visitada por turistas do mundo todo, como um ponto turístico e cultural tão importante quanto a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e o Museu do Louvre.


Sua construção é de uma magnitude e dizem que assistir a uma missa sob o som dos órgãos lá existentes é simplesmente inesquecível. Chama a atenção dos visitantes a Rosácea de 13 metros de diâmetro, ladeada por janelas no pavimento intermediário.


É também possível subir os 386 degraus da  torre norte da catedral, onde se pode visualizar a cidade de Paris, nos pontos mais altos do prédio, e os gárgulas da catedral que povoaram o romance de Victor Hugo chamado de "Notre Dame de Paris", e mais conhecido por aqui no Brasil, como "O Corcunda de Notre Dame".


A visitação a Catedral é gratuita, mas para subir em suas torres o ingressos é de 8 euros. A fila para a compra dos ingressos costuma ser longa e encontra-se na fachada lateral esquerda da igreja junto com a venda de souvenires.
Bom, no final da visita à catedral, encontramos um casal de noivos orientais, posando para fotos. A intenção era a catedral como pano de fundo nas tomadas fotográficas. Afinal não deve ser barato  casar em Notre Dame e a fila de espera deve ser imensa, pensei com meus botões!..

Comentários

Postagens mais visitadas