QUEM FISCALIZA A FALTA DE CIDADANIA

Caminhando pelo centro de Porto Alegre, coisa que normalmente não faço, pois ao contrario de muita gente não é o meu trajeto para o trabalho, percebi algumas irregularidades que pretendo colocar aqui no blog assim que possível, mas hoje um fato que não foge de uma irregularidade também me surpreendeu, não que eu já não soubesse da existência destes tipos de acontecimentos, mas me fez cair a ficha e entender o porque quando estive em Amsterdã e passeávamos em grupo e inesperadamente quando nos dávamos por nós, estávamos no meio das ciclovias sendo praguejados pelos holandeses que respeitam muito as regras de transito. Somos desatenciosos e mal educados no sentido de não recebermos uma educação que nos conscientize e também nos puna no caso de provocarmos essas irregularidades. Mas o que eu vi hoje e até me estimulou a bater uma fotografia pelo telefone celular, não foi apenas um caso de desatenção e falta de orientação, mas de respeito e de total irresponsabilidade e cidadania.


Vinha um funcionário do Correios e Telégrafos pela ciclovia no centro da cidade, que é pintada de vermelho, e então chama bastante a atenção, quando se deparou com um grupo de pessoas, que não eram jovens, batendo papo bem no seu caminho, o que fez com que ele diminuísse a marcha e buzinasse para que se afastassem e deixassem-no passar. O grupo além de não se afastar o suficiente, fazendo o ciclista avançar na pista de automóveis, vaiaram-no e fizeram algumas observações debochadas, retornando para mesma posição em que estavam, no meio da ciclovia, como se estivessem cobertos de razão.
Uma coisa é você estar caminhando pela calçada e sem querer, por desatenção, invadir uma ciclovia, outra é você estar consciente que está em cima dela, atrapalhando o trafego de circulação.
Agora me diz se eles não mereciam uma multa bem gorda, para aprenderem a respeitar os direitos dos outros? Mas evidente que isto só seria possível se houvesse quem fiscalizasse né mesmo?..

Comentários

Postagens mais visitadas