Primeiro dia em Amsterdã.

Depois de admirarmos a bela estação de trens erguida em 1889 portões" de entrada e saída da capital, não só para Holanda, mas para o restante da Europa, acomodarmos nossos pertences no hostel e fomos fazer compras num supermercado, bem no centro da cidade. Engraçado, mas ele ficava no subterrâneo de um prédio. 
Me sinto um extraterrestre entre as pessoas daqui. Não entendo nada do que falam (uma mistura de francês com russo)  mas  que parecem ter os mesmo interesses que eu, "comprar o que comer". Nesta hora, somos todos iguais né mesmo?. Todos sentem fome!


Eu, Sill e Cossete, ficamos observando diversas bandejinhas arrumadas nas prateleiras do supermercado, como bifes de frango, macarrões com molho branco e vermelho, lasanha que são as de minha preferência e saladas. Sempre ficamos na duvidas do que levar, já que são tantas variedades pra escolher, que nos perdemos. Barras de chocolates também me parecem uma boa pedida, principalmente a noite no isolamento do beliche.


As vezes pareço estar meio angustiado por aqui, quando na verdade deveria estar curtindo aos montes. Acordo cedo e alguma coisa me soa  falso nisto tudo, como se eu estivesse em qualquer outro lugar, menos em Amsterdã. Acho que ainda não acredito estar por aqui, sendo quase atropelado por bicicletas velozes nas ciclovias e bondes elétricos que recortam as ruas da cidade silenciosamente. É necessário ter cuidado para não ser atropelado, principalmente brasileiros como nós, que são desatentos e não estamos acostumados com regras simples que por aqui, são respeitadas. Já no primeiro dia, cometemos uma infração, entramos no bonde e quando nos demos por conta, ja estava na hora de saltar. Não esquecemos que tínhamos que pagar, só não sabíamos pra quem, pro condutor?..Pra quem pelo amor de Deus?.. Ninguém nos cobrou, nem nos fizeram parar...
Mas a vergonha causada pela nossa consciência, foi o que causou o maior mal estar. Aiiiiiiiiii!


Tenho poucos dias para conhecer a cidade e isto me põe tenso. Será que dará tempo pra ver tudo que quero ver? Museus, bairros antigos, passear de barco pelos canais, ver as prostitutas nas vitrines do Distrito Vermelho, os coffee shops, os prédios históricos, os ateliês...


Fico sempre dividido entre ser um turista comum (aquele que vai a museus, prédios históricos) ou um outro tipo, que sai em busca de outras diversões e curiosidades que uma cidade tem para mostrar e que fica escondido nas sombras do seu dia a dia. Planejamos roteiros que nem sempre cumprimos a risca. Mas tudo vai dar certo, acredito nisto!
Faz muito frio por aqui, de manhã, depois começa abrir o sol e a temperatura fica amena, convidativa para se caminhar nas estreitas ruas a beira dos canais. A noite volta a esfriar.
Sempre fizemos algum lanche ao anoitecer e depois voltamos para o hostel acabados e contando novidades. Amanhã acredito que estarei mais adaptado a cidade e por isto mais a vontade, mais solto e até passeando sozinho.

Comentários

Postagens mais visitadas