USHUAIA, O FIM DO MUNDO.

Maravilha!.. Até que enfim, consegui realizar esta viagem, que era um dos meus sonhos. Olhando de cima, pela janela do avião que partiu de Buenos Aires, deu para se ter uma noção do motivo pelo qual este lugar fantástico, é chamado de Fim do Mundo. São longas horas cruzando por cima de uma paisagem absolutamente vazia, sem casas e de pouquíssimas vegetações, até se chegar no paraíso.

Canal de Beagle.

A Patagônia foi mais um dos lugares que eu queria conhecer nestas andanças que tenho feito pelo mundo e que certamente vem se tornando um plus rotineiro na minha vida. Agora em Fevereiro de 2014, conquistei esta façanha desejada, saindo do Brasil no dia 05/02/2014, num grupo composto de 12 pessoas dispostas a conhecer esta terra de fama inóspita e beleza inigualável.


A Patagônia é terra para quem gosta de horizonte, de quietude, de estrelas, de tons alaranjados e de vento que emoldura florestas, vales. De silencio que só é quebrado pelo canto de pássaros raros, de cascatas escondidas, de grandes blocos de gelo que explodem nos glaciares.


MAS POR QUE O NOME  TÃO INCOMUM:
'Patagônia' vem da palavra patagão, usado por Fernão de Magalhães em 1520, para descrever o povo nativo que sua expedição acreditou serem gigantes. Acredita-se atualmente que os patagones seriam os tehuelches, (ameríndios da patagônia), que tinham uma altura média de 180 centímetros, em comparação com os 155 cm de média dos europeus da época.
Fernando de Magalhães foi um dos primeiros navegadores marítimos, com a missão de dar a volta ao mundo, numa época na qual não se tinha certeza da extensão da circunferência do planeta e se o mundo era redondo ou plano.


ALGUMAS COISA QUE ME SURPREENDERAM NESTE LUGAR:

Primeiro - A beleza natural, onde se estendem montanhas nevadas, lagos de coloração azul, glaciares, florestas, animais.
Segundo - Porque inacreditavelmente neste período de Fevereiro, que estive por lá, os dias são mais longos, já que escurece as 22 horas e clareia um pouco antes das 5 horas da manhã, tornando as noites curtas e os dias inacreditavelmente longos, causando uma estranha sensação no nosso relógio biológico.
Imagina olhar para um céu claro, sabendo que já são 22 horas. Punk não é mesmo?

USHUAIA:
A primeira cidade que desembarquei foi Ushuaia, também conhecida pelo slogan de Fim do Mundo, ou cidade mais austral do mundo, por estar localizada na Província da Terra do Fogo, no extremo sul do continente. A origem do nome  provém do idioma indígena yagan: ushu + aia (fundo + baía = baía profunda),


A cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle ( que divide Chile e Argentina)  , onde circulam ventos muito fortes .
Ushuaia a cidade é pequena , com poucas ruas e muitas ladeiras com   escadarias . A principal avenida é a San Martin , onde ficam a maioria das lojas , restaurantes , bares e agências de viagens . 
A Avenida Maipu , também conhecida como Costanera , é paralela a San Martin , onde pode-se fazer   
câmbio , pegar  táxis , vans e ônibus , que  saem do Muelle Turistico , na Av Maipu esquina Calle 25 de Mayo .

O lugar é emblemático para muitos viajantes , faz parte do roteiro de quem dá a volta ao mundo ou cruza o continente americano por via terrestre . A rodovia Pan-americana , que se inicia no Alasca e da qual a Ruta N3 Argentina faz parte , tem mais de 17.000km e termina em Ushuaia , no Parque Nacional Tierra del Fuego. 


Fim do Mundo Ushuaia.
FORMAÇÃO DA CIDADE:
A historia conta que Ushuaia cresceu em torno da instalação de um grande presidio que trazendo muitos funcionários administrativos, atraiu novos colonos ao lugar, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre a cidade.

CANAL DE BEAGLE

LOCALIZAÇÃO:
Ushuaia esta localizada as margens do Canal de Beagle e lembra um grande porto de desembarque, com enormes contêineres e embarcações atracadas que partem para a Antártica . A cidade é pequena e com cerca de 65 mil habitantes.


ATRATIVOS NA CIDADE:
Ainda que pequena, A cidade conta com alguns museus onde os preços variam entre 25 a 70 Pesos argentinos e tem também os gratuitos como o Museu da Cidade, Antiga Residência Flia.Beban, Antiga residência do Governo, datada de 1911 e que atualmente serve de local para eventos culturais na cidade.

GLACIAR MARTIAL

GLACIAR MARTIAL:
Uma boa dica é fazer o caminho até o Geleira Martial, que leva um pouco mais de 2 horas e no caminho contemplar a linda paisagem da cidade. Pode-se chegar ate o cume da montanha gelada de teleférico. O Glaciar Martial fica a 7 quilômetros da cidade e constitui a fonte de água potável mais importante de Ushuaia.


CASA DE CHÁ LA CABANÃ:
Na base do Glaciar Martial, onde  se compra os ingressos, para andar no teleférico, existe uma casa de chás com uma diversidade de sabores e aromas agradabilíssimos. O chá é servido após toda uma técnica de preparo, inclusive com a utilização de uma ampulheta para calcular os minutos de infusão.


CASA DE CHÁS LA CABANHA

CASA DE CHÁ LA CABANHA

NOITE EM USHUAIA:
Não existem noites de badalação em Ushuaia, com aglomeração de pessoas, como boates para dançar e coisas do gênero, as poucas badalações que existem são realizadas dentro dos albergues espalhados pela cidade e entre seus hospedes. Com uma grande diversidade de cafés, restaurantes e bares que não permanecem abertos madrugada a dentro.
É imperdível experimentar, o prato tipico da cidade conhecido por; Cordeiro Patagônico Assado na Brasa, que é uma delicia.
Saindo do núcleo central da cidade, outras atrações podem ser apreciadas como:
O Lago Escondido localizado a 60 quilômetros do centro, o Cerro Castor localizado a 26 quilômetros de Ushuaia, no Parque Nacional Tierra del Fuego, inaugurado em 1999.


O CERRO CASTOR:
Possui todos os serviços de um verdadeiro centro de esportes de neve. Oferece aos seus praticantes uma variada proposta de pistas externas ideais para todos os níveis de atletas. A estação de Cerro Castor oferece a temporada mais extensa de toda a América do Sul, oferecendo ótimas condições para a prática de esportes. Para termos mais liberdade de fazer os passeios, decidimos alugar um carro, o que facilitou imensamente o nosso deslocamento para os locais de nosso interesse.
LAGO ESCONDIDO

LAGO FAGNANO:
Fica localizado ha mais ou menos 100 quilômetros ao Norte de Ushuaia e dividido entre a Argentina e o Chile. Era chamado de Descanso do Horizonte pelos nativos, por que a linha imaginaria do horizonte, onde está a Cordilheira dos Andes é interrompida pela linha formada pelo lago. É reconhecido internacionalmente pela pesca de trutas e salmão.

LAGO FAGNANO

PASSEIOS PELO CANAL DE BEAGLE:
Também é muito interessante: São diversas modalidades com preços diferentes. O Canal marca a fronteira entre a Argentina e o Chile, podendo-se navegar pela região, partindo do porto de Ushuaia, visitando varias ilhas pelo caminho como a dos Pássaros, Alicia, Bridges e Redonda, onde se avista pinguins, lobos marinhos e outros animais. No verão se chega a estância Harberton, onde viveu o primeiro homem branco na Terra do Fogo.


CANAL DE BEAGLE



PARQUE NACIONAL DE TERRA DO FOGO: É o mais austral do continente, localizado a 11 quilômetros de Ushuaia, com 63 mil hectares, fazendo divisa com o Chile. Sua fauna é rica, composta de guanapos, raposas, castores canadenses e mais uma variedade de animais.



PARQUE NACIONAL LAPATAIA: Está localizado a 18 quilômetros de Ushuaia e foi criado em 1960, para proteger a flora subantártica da região. O lugar é lindo com uma paisagem espetacular, com cachoeiras, florestas, montanhas e geleiras.





TREM DO FIM DO MUNDO: Está localizado no Parque Nacional da Terra do Fogo, a 8 quilômetros de Ushuaia realizando passeios turísticos pelo interior do parque. O trem serve para resgatar a historia da Patagônia, quando no passado, os presidiários eram transportados de trem para fornecer lenha para a população, hoje um ponto turístico.




CORREIO DO FIM DO MUNDO: 
É outro lugar imperdível de se conhecer. Uma construção rústica sobre palafitas na Baia Enseada, onde pode-se carimbar o passaporte (provando que se esteve por lá) e também mandar um cartão postal para amigos para qualquer parte do mundo, basta apenas ter o código de endereçamento postal.

CORREIO DO FIM DO MUNDO


CORREIO DO FIM DO MUNDO

A Patagônia é sem duvidas um lugar onde seus visitantes abrem espaço para um dialogo silencioso e introspectivo com uma natureza absolutamente diferente do que habitualmente estão acostumados a ver. Toda a sua riqueza e grandeza, se sobrepõe aos valores comuns e a o que estamos acostumados a conviver em nosso dia a dia. Beleza, rusticidade, grandeza, poderiam ser seus adjetivos maiores para classificar sua soberania sobre nós, simples e comuns seres humanos.
Bom, esta postagem por enquanto termina aqui, mas não toda a historia desta aventura, que continua por outras cidades que visitamos: El Calafaste e o vilarejo de  El Chalten, antes de retornar ao Brasil.

                                                                                                  Ate a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas