PORTO ALEGRE É DEMAIS!

No final da tarde de Domingo eu e um amigo resolvemos visitar o Parque Farroupilha (Redenção) aqui em Porto Alegre, considerada uma das maiores areas publicas destinadas ao lazer coletivo e ficamos impressionadas com a deficiência da iluminação obrigando os cidadães a se recolherem para suas casas ainda no inicio da noite. Existe o projeto voluntário Porto Alegre cc a Serenata Redenção Iluminada, que levou um clima de confraternização ao parque (Redenção) na noite desta sexta-feira. Com o objetivo de incentivar o uso noturno do parque e chamar a atenção para a falta de iluminação e segurança da Redenção nestes horários, a ação teve a participação de centenas de pessoas, que ornamentadas com velas, lanternas, isqueiros, pulseiras de material fosforescente e tochas de fogo, se uniram para cantar, celebrar e conversar.
Após se reunirem e formarem um círculo no Monumento ao Expedicionário, os manifestantes caminharam entre a escuridão das árvores, surpreendendo os moradores de rua que se instalam à noite no parque. O atual descuido com a segurança e iluminação destes locais criados para o convívio social e lazer não é nenhuma novidade, já que os porto-alegrenses convivem com esta falta de interesse dos órgãos públicos a vários anos. É frustrante constatar que não podemos utilizar um bem que nos pertence, já que fizemos parte desta cidade e pagamos por isto através de impostos. Quanto a ideia de cercar o parque, me oponho consciente e instintivamente, uma vez que não resolveria os problemas da marginalização, vandalismo e violência vigente no próprio parque e suas imediações.
Ja vivemos cercados por grades nas portas e janelas de nossas casas, nas farmácias e mercadinhos da esquinas e isto me leva a perguntar pra onde tudo isto ira nos levar? Viveremos numa grande gaiola protegidos de nossos algozes e medos?
Mais tarde depois de cercas, o que surgirão? roletas nos portões de entrada? Taxas? Registros? Identificação compulsória? Vigilância por imagens? Por vezes sinto que Porto Alegre é demais....

Comentários

Postagens mais visitadas